Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Forças de defesa da Síria derrubam drone turco que tinha como alvo posições no norte do país



O Ministério de Defesa da Rússia anunciou nesta quinta-feira (27) que a Defesa Aérea da Síria derrubou um drone turco que estava preparado para realizar ataques contra forças do governo sírio em Idlib.

Segundo a pasta, a aeronave invadiu o espaço aéreo sírio e realizaria um bombardeio em Maarzaf, na província de Idlib, no norte da Síria. 
O presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, por sua vez, disse hoje que a situação na região está pendendo para o lado de Ancara, apesar da morte de três soldados turcos. 
O diretor do Centro Russo de Reconciliação na Síria, contra-almirante Oleg Zhuravlev, afirmou que a Turquia permanece desrespeitando os acordos estabelecidos com Moscou para a área de desescalada de tensão no norte da Síria. 

'Em violação aos acordos de Sochi'

"Em violação aos acordos de Sochi, o lado turco continua a apoiar ações de grupos armados ilegais na zona de desescalada de Idlib por fogo de artilharia e uso de drones de reconhecimento e bombardeio em ataques contra unidades das Forças Armadas sírias", afirmou. 
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que a falha de Ancara em cumprir com os acordos estabelecidos entre os países em Sochi, em 2018, é o motivo para rápida deterioração da situação em Idlib. Apesar das diferenças, Rússia e Turquia continuaram a discutir a questão nesta quinta-feira. 
No início de fevereiro, o chanceler russo afirmou que a Turquia não sabe distinguir entre a oposição armada que opera na província, mas que estaria disposta a dialogar com o governo sírio, e terroristas. 
Erdogan, por seu lado, insiste que as conversas com Moscou não trouxeram resultados satisfatórios para Ancara. Ele também pede para a Rússia exercer pressão no presidente sírio, Bashar Assad, para que interrompa operações em Idlib e se mantenha distante de postos de observação turcos na região. 
situação em Idlib vem piorando desde o início de fevereiro, com enfrentamentos entre o Exército sírio e militantes que violam o regime de cessar-fogo e atacam posições do governo. 

Helicópteros israelenses atacam posições do Exército sírio na província de Quneitra



A agência de notícias estatal síria Sana informou que helicópteros israelenses atacaram posições da força do governo na província de Quneitra a partir do espaço aéreo das Colinas de Golã, controladas por Israel.

Três soldados sírios foram feridos no ataque, segundo relatos da agência Sana.
As autoridades sírias relataram numerosos ataques aéreos realizados por Israel no território da Síria, sendo que as Forças de Defesa de Israel assumiram a responsabilidade por alguns deles.
O último ataque relatado ocorreu nesta quinta-feira (27), quando um as forças israelenses atingiram a província de Quneitra na parte síria das Colinas de Golã, matando um civil.
Anteriormente, os sistemas de defesa aérea da Síria repeliram um ataque aéreo perto de Damasco. Posteriormente, as Forças de Defesa de Israel assumiram a responsabilidade pelos ataques, dizendo que eles tinham como alvo as posições da organização Jihad Islâmica na Síria.

Turquia ataca Exército sírio após a morte de 29 soldados turcos em Idlib



Turquia ataca posições da Síria após a morte de 22 soldados turcos em Idlib.

Na sexta-feira, o governador da província fronteiriça da Turquia de Hatay,Rahmi Dogan, anunciou a morte de 29 militares turcos durante um ataque aéreo sírio em Idlib.
O líder turco Recep Tayyip Erdogan convocou uma reunião de segurança na noite desta quinta-feira, na qual participaram os chefes das agências de segurança e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.
"Nosso exército usa aeronaves e forças terrestres para disparar contra os alvos do Exército sírio", informou o chefe do Gabinete de Comunicações da Administração Presidencial da Turquia, Fahrettin Altun, em comunicado.
Segundo ele, a resposta será "múltipla".

Marinha dos EUA acusa China de atacar um de seus aviões com laser



A Marinha dos Estados Unidos alegou que um de seus aviões teria sofrido um ataque a laser por parte de uma embarcação militar chinesa na semana passada, enquanto sobrevoava águas internacionais.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, as forças navais dos EUA disseram que uma aeronave de patrulha do modelo Boeing P-8A Poseidon viajava sobre águas internacionais, a 600 km da ilha norte-americana de Guam, no Pacífico, no último dia 17, quando foi atingido por um laser invisível de um destróier chinês.
"O laser, que não era visível a olho nu, foi capturado por um sensor a bordo do P-8A. Os lasers de armas podem potencialmente causar sérios danos às tripulações e marinheiros, bem como aos sistemas de navios e aeronaves."
De acordo com a Marinha americana, a ação do destróier da China foi perigosa e pouco profissional, além de violar protocolos internacionais estabelecidos para evitar incidentes desse tipo, incluindo um memorando estabelecido pelo Pentágono e o Ministério da Defesa da China. 

Veja outros Tweets de Sputnik Brasil

​"As aeronaves da Marinha dos EUA voam rotineiramente no mar das Filipinas e tem sido assim há muitos anos. Os aviões e navios da Marinha dos EUA continuarão a voar, velejar e operar em qualquer lugar que o direito internacional permitir."

BAHIA: FACÇÃO BONDE DO MALUCO TENTA INVADIR O COROADO E É RECEBIDO COM INTENSA TROCA DE TIRO PELO COMANDO DA PAZ



Uma “guerra do tráfico” tem assustado os moradores dos bairros de São Marcos e Pau da Lima, em Salvador. Moradores que preferem não se identificar por medo dizem que tudo aconteceu na localidade conhecida como “Coroado”.
Um dos confrontos foi registrado em pelo menos dois vídeos gravados por testemunhas. Não há a confirmação de quando as imagens foram gravadas, mas elas mostram vários homens com armas em punho correndo. Em uma delas, inclusive, um dos criminosos está vestido com uma camisa de cor azul tentanto se esconder dos rivais. É possível ouvir ainda um intenso tiroteio.
O bairro de Pau da Lima é policiado pela 47ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM) e não é a primeira vez neste ano que é alvo de uma ocorrência parecida. No final de janeiro, traficantes foram flagrados em um intenso confronto. Na época, a PM disse que não tinha conhecimento da ação, mas prometeu reforçar a quantidade de policiais na área.
fonte Aratu online

Após caso confirmado, São Paulo tem 85 suspeitos de coronavírus



Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária da secretaria estadual de Saúde, Helena Sato, todos os pacientes estão fazendo tratamento em casa e dois deles tiveram contato com o primeiro paciente que testou positivo para a doença no Brasil, um homem de 61 anos, que mora na capital paulista


O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 27, que existe 85 pessoas com suspeita de infecção por coronavírus no estado. 

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Helena Sato, todos os pacientes estão fazendo tratamento em casa e dois deles tiveram contato com o primeiro paciente que testou positivo para a doença no Brasil, um homem de 61 anos, que mora na capital paulista. 

"Foram notificados, foram identificados, os exames estão sendo realizados e estão no seu domicílio naquele prazo de 14 dias de acompanhamento", disse Helena Sato.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Nesta quarta-feira (26), o governo de São Paulo anunciou a criação do entro de contingência para monitorar casos de coronavírus no estado.

Leia também reportagem da Agência Brasil sobre o assunto:

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que a epidemia do novo coronavírus entrou em um "ponto decisivo", apelando aos países para agirem rapidamente para conter este vírus "muito perigoso".

A epidemia, descoberta em dezembro em Wuhan, na China, contaminou mais de 78,6 mil pessoas naquele país, das quais 2,7 mil morreram.

De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, a grande preocupação da organização atualmente é "o que se passa no resto do mundo", com mais de 3.470 casos em 44 países.

"As provas de que dispomos mostram que não parece haver uma transmissão comunitária generalizada", disse em conferência de imprensa.


"Estamos em um momento decisivo", declarou, sublinhando que nos últimos dois dias o número diário de novas pessoas infectadas pelo Covid-19 no mundo é superior ao registrado na China.

Sete países registram primeiro caso

Por outro lado, ao longo das últimas 24 horas, sete países, entre os quais o Brasil e a Noruega, registraram o primeiro caso da doença.

"Se agirem de forma agressiva agora, podem conter o vírus. O meu conselho é agir rapidamente", acrescentou.

"As epidemias no Irã, na Itália e na Coreia do Sul mostram do que este vírus é capaz", disse, frisando que estes países enfrentam focos de pneumonia viral.

Ao mesmo tempo, destacou o diretor da OMS, "vários países não assinalam casos há mais de duas semanas", como a Bélgica, o Camboja, a Índia, a Rússia e o Vietnam.

O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2,8 mil mortos e mais de 82 mil pessoas infectadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios.

Das pessoas infectadas, mais de 33 mil se recuperaram.

Perigo! Brasil pode ter até 300 casos suspeitos de coronavírus

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e o secretário paulista de Saúde, José Henrique Germann Ferreira (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Até o momento, 132 casos são oficialmente tratados como suspeitos. Há outras 213 notificações ainda não analisadas, que podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte. Ministério da Saúde projeta até 300


Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

Após cerca de 24 horas da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o número de pessoas suspeitas de ter o vírus no país disparou pode chegar a 300, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo. Na última sexta-feira (21), era apenas um caso
O Ministério da Saúde recebeu as notificações dos estados até a tarde de hoje (27), mas não analisou todos. Até o momento, 132 casos são oficialmente tratados como suspeitos. “Esse número não é definitivo. É muito maior que 132. Ficamos com 213 notificações ainda não analisadas. Elas podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte, mas dá para a gente avaliar que, na verdade, temos perto de 300 casos suspeitos”, disse Gabbardo.
Segundo o secretário, esse aumento se explica em virtude do aumento do número de países com fluxo migratório intenso com o Brasil e que têm pessoas com o vírus. Um exemplo é o primeiro caso confirmado no Brasil. O homem de 61 anos não esteve na China, que concentra a maioria dos casos no mundo, e sim na Itália. Após a confirmação desse caso, pessoas com histórico de viagem à Itália, à França e à Alemanha e que apresentem febre somado a um sintoma respiratório também são tratadas como suspeitas de ter o coronavírus.

Critérios

O ministério tem usado como critérios de determinação de casos suspeitos: ter viajado para um dos 16 países da Ásia, Europa e Oriente Médio com casos da doença; não ter viajado, mas ter tido contato com esses viajantes ou ter tido contato com o caso confirmado no Brasil. Em todas as hipóteses, a pessoa é considerada como um caso suspeito se apresentar febre somada a um sintoma respiratório.
Os 16 países considerados na definição de casos suspeitos são: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.
O secretário-executivo do ministério reforçou ainda a importância das medidas de prevenção para reduzir os riscos de contaminação da doença. A lavagem constante das mãos e evitar levá-las ao rosto e, principalmente, à boca; o uso de álcool em gel para esterilização das mãos e o não compartilhamento de utensílios de uso pessoal, como talheres, copos e travesseiros, entre outros.
Bolsonaro
Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que pode ser que ele cancele a viagem que faria à Itália devido ao surto de coronavírus no país europeu. 
“Infelizmente, é mais uma realidade ruim que vai ter que ser enfrentada. Já estamos enfrentando, fazendo o possível”, disse o presidente.

 

Drauzio Varella: 'o coronavírus infectará grande número de brasileiros antes de desaparecer do mapa'

Coronavírus infectará grande número de brasileiros antes de desaparecer. (Foto: Reprodução)

O médico Drauzio Varella afirma que os casos de coronavírus vao aumentar no Brasil. Ele diz: "a considerar a experiência internacional, o vírus infectará grande número de brasileiros antes de desaparecer do mapa. Quase todos desenvolverão quadros respiratórios semelhantes aos do resfriado comum"


O médico Drauzio Varella afirma que os casos de coronavírus vao aumentar no Brasil. Ele diz: "a considerar a experiência internacional, o vírus infectará grande número de brasileiros antes de desaparecer do mapa. Quase todos desenvolverão quadros respiratórios semelhantes aos do resfriado comum."
Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, Drauzio Varella destaca que "esse coronavírus tem duas características: disseminação rápida e letalidade baixa", e faz uma retroscpectiva do vírus: "detectado pela primeira vez na China, em dezembro, em menos de três meses infectou cerca de 80 mil pessoas e causou mais de 2.600 mortes naquele país. Em poucas semanas, o vírus viajou para o Japão, Coreia do Sul, Singapura, Filipinas, Vietnã, Tailândia e outros países asiáticos."
Ele ressalta que "a considerar a experiência internacional, o vírus infectará grande número de brasileiros antes de desaparecer do mapa. Quase todos desenvolverão quadros respiratórios semelhantes aos do resfriado comum. Alguns, entretanto, com o sistema imunológico debilitado pela idade avançada, por doenças crônicas ou com os pulmões afetados pelo maldito cigarro, terão quadros respiratórios mais agudos, que exigirão encaminhamento para unidades hospitalares que disponham de aparelhos de ventilação mecânica."

Felipe Neto pega mentira de Bolsonaro sobre vídeo que convoca o golpe



O youtuber Felipe Neto desmascarou a última mentira grave de Bolsonaro. Ele diz: "Bolsonaro acaba de dizer q o vídeo q ele mandou pelo Whatsapp convocando para a manifestação pelo fechamento do congresso e STF, na verdade era de 2015. MAS NO VÍDEO TEM A FACADA, QUE SÓ OCORREU EM 2018! O Presidente MENTE e o gado aplaude!'


O youtuber Felipe Neto desmascarou a última mentira grave de Bolsonaro. Ele diz: "Bolsonaro acaba de dizer q o vídeo q ele mandou pelo Whatsapp convocando para a manifestação pelo fechamento do congresso e STF, na verdade era de 2015.  MAS NO VÍDEO TEM A FACADA, QUE SÓ OCORREU EM 2018!  O Presidente MENTE e o gado aplaude!'
Veja o Twitte de Bolsonaro: 

Coronel desabafa e diz que Exército está sendo usado por Bolsonaro


"Os escolhidos são qualificados para as funções, mas estou preocupado. O Exército Brasileiro está sendo usado. Melhor dizendo, as Forças Armadas o estão”, desabafou um coronel do Exército sobre os militares no governo Bolsonaro


Um coronel do Exército fez um desabafo sobre o uso político das Forças Armadas brasileiras pelo governo de Jair Bolsonaro. 
Ao blog Maquiavel, da revista Veja, o militar lamentou a nomeação do general Walter Braga Neto como ministro da Casa Civil, e do almirante Flávio Rocha, como chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).
"Os escolhidos são qualificados para as funções, mas estou preocupado. O Exército Brasileiro está sendo usado. Melhor dizendo, as Forças Armadas o estão”, disse o militar.
“Quem imaginou que a presença de militares ao seu redor conferiria temperança e eficiência a seu governo, enganou-se. Uma personalidade como a de Bolsonaro não pode ser tutelada, muito menos por um grupo de generais com pouca experiência política. Tentar pôr um cabresto no presidente da República seria um risco perigoso, e caro. Qualquer lambança nessa operação pode colocar a perder décadas de sobriedade e prudência de nossa instituição”, afirmou o coronel. 

Witzel defende impeachment de Bolsonaro



O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, afirmou que os protestos anticongresso são “uma afronta à Constituição” e que a única resposta jurídica para Bolsonaro é o impeachment


O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, afirmou que os protestos anticongresso são “uma afronta à Constituição” e que a única resposta jurídica para Bolsonaro é o impeachment.

Witzel ainda disse que o comportamento de Bolsonaro sustenta "um movimento destrutivo para a democracia.”
O governador do Rio ainda afirmou, no jornal Folha de S. Paulo: "quem exerce um cargo de mandatário do povo para poder criar dias melhores para a população, um diálogo respeitando as instituições, não pode ter um comportamento como esse. O que se espera do presidente é que ele respeite as instituições, é que ele dialogue com o Congresso, dialogue com os governadores."

Queimadas Bahia: Secretário de Educação é afastado


Um substituto já foi nomeado


O Secretário de Educação Rogério Reis, foi afastado pelo prefeito André Andrade. Segundo decreto do prefeito, o afastamento teria ocorrido por causa de problemas de saúde do secretário e que o afastamento teria sido pedido pelo próprio. Um substituto foi nomeado, e em meio a intensas negociações entre a secretaria e sindicato dos professores, sobre reajustes de salários, o afastamento pegou todos de surpresa e gerou muitos debates na cidade. O afastamento, diz a nota, é temporário. Mas, já foi nomeado um substituto. Trata-se de Marcio André Barreto Santos, que assume a pasta da Educação de Queimadas.