Total de visualizações de página

sábado, 23 de abril de 2022

Inédito: NASA registra 'martemotos' mais intensos da história do Planeta Vermelho

 


Os dois últimos abalos sísmicos foram identificados pelo módulo de aterrissagem InSight da NASA.


Os dois 'martemotos' recordes registrados pelo módulo InSight aconteceram no lado mais distante do planeta, em relação ao aparelho da NASA, e são cinco vezes mais fortes do que o maior evento anteriormente registrado.
O 'martemoto' chamado S0976a era de magnitude 4.2, e o S1000a registrou abalo de nível 4.1. Os dados do estudo foram publicados na revista acadêmica The Seismic Record, nesta sexta-feira (22).

"Identificar eventos dentro do centro da zona de sombra é um verdadeiro avanço para nossa compreensão de Marte. Antes desses dois eventos, a maior parte da sismicidade estava a cerca de 40 graus de distância do InSight. Estando dentro da sombra central, a energia atravessa partes de Marte que nunca pudemos amostrar sismologicamente", explicou Savas Ceylan, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores não conseguiram identificar com precisão a localização do S1000a, mas, assim como o S0976a, ambos se originaram no lado oposto de Marte. A energia sísmica liberada pelo S1000a é também a mais longa já registrada em Marte, com duração de 94 minutos.
Foto capturada pela sonda chinesa de Marte Tianwen-1, divulgada em 3 de março de 2021, pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) mostra o planeta Marte - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2022
Sociedade e cotidiano
Cientistas acreditam ter descoberto razão de terremotos em Marte
" Esses não são apenas os eventos maiores e mais distantes por uma margem considerável, mas o S1000a tem um espectro e duração diferente de qualquer outro evento observado anteriormente. Eles são realmente fenômenos notáveis no catálogo sísmico marciano", disse Anna Horleston, uma das cientistas envolvidas no projeto.

Embora de magnitudes semelhantes, os dois 'martemotos' possuem diferenças importantes. O S0976a é caracterizado apenas por energia de baixa frequência, como muitos dos terremotos identificados até agora no planeta, enquanto S1000a tem um espectro de frequência muito amplo.

"O [S1000a] é uma clara exceção em nosso catálogo e será fundamental para nossa compreensão da sismologia marciana", disse Horleston.


Em combate ao tráfico de 'relíquias', China recupera 66 mil artefatos históricos

 


A política de repressão de roubos foi lançada pela Administração Nacional do Patrimônio Cultural (NCHA, na sigla em inglês) e pelo Ministério da Segurança Pública em 2020.


As autoridades chinesas anunciaram a recuperação de mais de 66 mil relíquias culturais roubadas em 2021, incluindo a captura de 650 gangues que estavam saqueando e traficando os artefatos.
A NCHA, em atuação com as forças de segurança do país, afirma ter resolvido 3 mil casos apenas no ano passado.
Dos 62 suspeitos mais procurados pela polícia chinesa por roubo de relíquias nacionais, apenas um permanece foragido.
O objetivo da ação era combater crimes que envolviam antigos locais culturais, túmulos, templos de grutas, edifícios históricos e relíquias da história do país.
Porcelana chinesa (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2021
Sociedade e cotidiano
Arqueólogos desenterram túmulos na China que podem pertencer a membros de dinastias reais (FOTO)
A NCHA disse que encontrou 97 novos casos de "segurança e acidentes de relíquias culturais" em 2021 após inspeções, incluindo 82 casos de roubo.
Uma das vitórias significativas da política de repressão foi recuperar um volume perdido de sutras budistas da dinastia Tang (618-907), juntamente com outros seis livros valiosos que foram roubados de um museu provincial em Sichuan, no sudoeste da China, em 2004.
Desde 2016, visando proteger o patrimônio histórico do país, a China criou uma ampla regulamentação sobre artefatos antigos, proibindo que possam ir à leilão.
O robô desenvolvido pela Boston Dynamics está auxiliando autoridades italianas em Pompeia - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2022
Sociedade e cotidiano
Contra roubos e desastres: cachorro-robô fiscaliza sítio arqueológico de Pompeia (FOTOS)
Em maio de 2021, 39 pessoas foram presas e acusadas de envolvimento no roubo da tumba de Qian Liu, o primeiro governante do Reino Wuyue (907–978) durante o período das Cinco Dinastias e Dez Reinos (907-960).
Segundo informações do South China Morning Post, a polícia recuperou todos os 175 artefatos roubados da tumba e, como os ladrões planejavam vendê-los, eles estavam em boas condições quando foram recuperados.
A NCHA disse que a tecnologia desempenhou um papel crucial na recente repressão, que incluiu "sistemas inteligentes de monitoramento" e patrulhas de drones em locais históricos.
Sítio arqueológico onde a tumba de 3.500 anos foi encontrada na China - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2022
Sociedade e cotidiano
Desenterram na China túmulos com impressionantes murais que remontam à dinastia Ming (FOTOS)