Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2022

Pentágono confirma ter testado míssil hipersônico em meados de março


 


O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, diz não ter recebido diretiva da Casa Branca para cancelar o teste do Minuteman. Segundo ele, ocultar o movimento foi a "melhor coisa" para gerenciamento da escalada nas tensões geopolíticas.

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) disse em um comunicado de imprensa nesta terça-feira (5) que realizou "recentemente" o segundo teste bem-sucedido do conceito de veículo hipersônico da Lockheed Martin que atingiu a velocidade Mach 5 e se manteve no ar por um "longo" período de tempo.

"A DARPA e sua parceira, a Força Aérea dos EUA, concluíram recentemente um teste de voo livre da versão Lockheed Martin do Conceito de Arma de Respiração Hipersônica. O veículo, após liberação de uma aeronave transportadora, foi impulsionado para o envelope de ignição de seu motor de combustível a base de hidrocarbonetos refrigerados. A partir daí, ele rapidamente acelerou e manteve a velocidade de cruzeiro mais rápida que Mach 5 por um longo período de tempo. O veículo atingiu altitudes superiores a 65.000 pés [19.812 metros] e voou por mais de 300 milhas náuticas [555.600 metros]", diz o comunicado.

Mais cedo, a mídia dos EUA informou, citando uma fonte de defesa, que norte-americanos testaram secretamente um míssil hipersônico em meados de março, mas permaneceram em silêncio sobre isso para evitar o aumento das tensões com a Rússia.
Os EUA começaram a desenvolver essas armas no século XX, mas mantiveram o programa em stand-by depois que ele não produziu resultados devido a restrições tecnológicas. O programa teria sido reiniciado e revigorado depois que a Rússia e a China apresentaram mísseis hipersônicos funcionais há alguns anos.
Míssil balístico intercontinental Yars, das Forças Armadas da Rússia, sobre um veículo transportador Kamaz, na cidade de Teykovo, região russa de Ivanovo (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2022
Panorama internacional
Defesa antimísseis dos EUA não pode interceptar veículos hipersônicos, diz general norte-americano
De acordo com relatos da mídia parcialmente confirmados, a China realizou um teste de míssil hipersônico que conseguiu voar ao redor do globosurpreendendo o Pentágono. O míssil seria supostamente capaz de atingir os EUA a partir do Polo Sul, embora a maioria das capacidades de radar antimísseis norte-americanas esteja focada no Norte. O Pentágono admitiu que a China conseguiu se aventurar muito à frente na tecnologia de armas hipersônicas.
Armas hipersônicas viajam a velocidades superiores a Mach 5 e podem manobrar rapidamente em pleno voo, tornando sua trajetória de voo extremamente difícil de prever em comparação com mísseis balísticos regulares. Isso faz com que seja difícil de se proteger de armas hipersônicas, mesmo com os modernos sistemas de defesa antiaérea. A Rússia diz que seu mais recente sistema de defesa antiaérea da série S foi construído para levar em conta a experiência do país em armamento hipersônico e, portanto, pode interceptar esse tipo de míssil. No entanto, Moscou ainda não realizou testes dessas interceptações.

Taiwan estuda uso de túnel como bunker emergencial durante possível guerra com China, diz mídia



 O túnel Hsuehshan é visto como o melhor candidato pelo Exército taiwanês para sediar um centro de comando alternativo em caso da perda do Centro de Comando Militar de Hengshan.


A estrutura se estende por 12,9 quilômetros e fica na região nordeste de Taiwan. De acordo com reportagem do South China Morning Post (SCMP), o túnel Hsuehshan funcionaria perfeitamente como centro de comando alternativo em razão de estar protegido por uma cadeia de montanhas e ter uma robusta estrutura de ventilação.

Em vista a operação da Rússia na Ucrânia, "os militares reavaliaram a sustentabilidade de vários de seus centros de comando de operações subterrâneos no caso de um primeiro ataque do inimigo", disse o United Daily News de Taipé, citado pelo SCMP.

Segundo o SCMP, as unidades de comunicação e informação dos militares já começaram a instalar equipamentos no túnel. A previsão é que durante os exercícios anuais de Han Kuang, em que as forças de defesa da ilha realizam simulações para preparar Taiwan para um potencial ataque chinês, os militares testem a eficácia do centro de Hsuehshan em situação de combate.
Navios militares de Taiwan  - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2021
Taiwan realiza treinamento militar em preparação para eventual guerra com China (FOTOS)
O porta-voz do Ministério da Defesa de Taiwan, Sun Li-fang, não confirmou nem negou os relatos da mídia local. No entanto, ele disse que o Exército vai analisar todas as possíveis ameaças e levar em consideração todas as possibilidades, incluindo as instalações militares ao redor do país.
Nos últimos dois anos a China vem pressionando Taipé e aumentando sua presença militar na região do estreito de Taiwan.
Taiwan é um território autogovernado e, nos anos 1970, a ONU passou a reconhecer a República Popular da China como a única representante legítima da China. Pequim declara que é apenas uma questão de tempo até que Taipé se reunifique com a China continental e que se trata de uma questão interna do país.

Israel e EUA aprovam venda de sistemas de mísseis Arrow 3 à Alemanha

 


A Alemanha recebeu a aprovação de Israel e EUA para a compra do sistema de defesa antimíssil Arrow 3, segundo o jornal The Jerusalem Post.

O comandante da Força Aérea alemã, tenente-general Ingo Gerhartz, afirmou ao jornal israelense que o sistema Arrow 3 é o mais relevante para lidar com as ameaças em torno da nação europeia.

"Eles nos deram a aprovação que podemos cooperar nisso. Mas nós ainda temos que conversar sobre os detalhes", afirmou o oficial alemão.

Esta será a primeira vez que a Alemanha compra o sistema Arrow 3, um dos sistemas de defesa antiaérea mais avançados de Israel, capaz de interceptar mísseis balísticos a altitudes superiores a 100 quilômetros e com um suposto alcance de até 2.400 quilômetros.
Esta foto tirada em local desconhecido na Ucrânia, em 24 de março e divulgada em 25 de março de 2022 pelo serviço de imprensa do Ministério da Defesa ucraniano, mostra o ministro Oleksii Reznikov (à esquerda) conversando com militares das forças ucranianas - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2022
Alemanha rejeita fornecer à Ucrânia 100 veículos de combate Marder solicitados por Kiev
De acordo com a mídia, o sistema, que ainda está em desenvolvimento, custará pelo menos € 2 bilhões (R$ 10 bilhões) e deverá estar operacional até 2025.