Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Homem contrai COVID-19 pela 3ª vez na Ucrânia, dizem autoridades do país



Um morador da região de Ternopil, Oeste da Ucrânia, contraiu a doença causada pelo novo coronavírus, a COVID-19, pela terceira vez.

A informação foi divulgada pelo chefe do departamento regional de saúde, Vladimir Bohaichuk, nesta quarta-feira (29).

"Há uma pessoa doente que adoeceu pela terceira vez. Devemos entender que, quando alguém se recupera da infecção por coronavírus, ela não a protege de uma doença recorrente", afirmou Bohaichuk, conforme publicado pelo site Ternopoliany.

Mais cedo, o Ministério da Saúde da Ucrânia disse que foram registrados no país 67.597 casos de COVID-19 até o momento, com 1.650 mortes e 37.394 recuperações.

A COVID-19 foi detectada pela primeira vez na China em dezembro de 2019 e rapidamente se espalhou para os principais centros urbanos do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus como uma pandemia em 11 de março.

Segundo a OMS, o número global de mortes pelo novo coronavírus ultrapassou 656 mil pessoas, com um número de casos em todo o mundo superior a 16,5 milhões.


As mais visitadas

Sarcófago romano com raríssimo diadema de ouro é desenterrado na Turquia (FOTOS)




Um sarcófago romano que continha um diadema de ouro foi descoberto durante construção na cidade turca de Esmirna.

Trabalhadores se depararam com um sarcófago de pedra quando estavam escavando no distrito histórico de Konak, vindo a informar sobre o achado ao Ministério da Cultura e Turismo da Turquia.

Dentro do sarcófago romano, coberto por uma tampa de pedra, foram encontrados restos humanos, pedaços de objetos de cerâmica e fragmentos de um diadema de ouro.

O acessório de ouro foi retirado para estudo e conservação, enquanto o sarcófago foi analisado no local da descoberta, revela portal The History Blog.





© FOTO / MINISTÉRIO DA CULTURA E TURISMO
Diadema de ouro do período romano encontrado durante construção em Esmirna
Ainda não foi usada datação por radiocarbono, mas arqueólogos acreditam que o objeto e os restos humanos remontam ao século II d.C., um período em que a antiga Esmirna estava no seu auge de prosperidade sob o Império Romano.

O diadema é um artefato extremamente raro e indica que o falecido era um membro da classe dominante.

O assentamento no golfo de Esmirna remonta ao Neolítico, o que o torna um dos mais antigos do Mediterrâneo.


As mais visitadas

EUA anunciam retirada de 11.900 tropas da Alemanha e reforço de região próxima ao mar Morto




O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, disse nesta quarta-feira (29) que 11.900 membros das Forças Armadas do país irão deixar a Alemanha. 

Do total de 11.900, cerca 5.600 tropas serão reposicionadas dentro de países da OTAN, e aproximadamente 6.400 regressarão para os Estados Unidos. 

Segundo Esper, a base de Stuttgart será transferida para a Bélgica e um esquadrão de caças será movido para a Itália. As mudanças seguem ordens do presidente estadunidense, Donald Trump. A movimentação poderá começar dentro de alguns meses e custará bilhões de dólares.

"Digo a vocês que isso vai conseguir cumprir o que o presidente disse em relação a reduzir nosso número [de tropas] na Europa, e atende seus outros objetivos que descrevi sobre a questão estratégia", disse Esper, segundo a agência Reuters. 

Trump acusa o governo alemão de não cumprir compromissos de gastos em defesa da OTAN e de tirar vantagem no comércio com os EUA. Berlim, por sua parte, defende seus gastos no setor. 

Elemento de 'dissuasão' russa

Um dos objetivos do Pentágono é reforçar o flanco sudeste da OTAN, próximo ao mar Negro. Há ainda a possibilidade de algumas tropas serem enviadas para a Polônia e países bálticos, caso Varsóvia concorde. 

Esper afirmou ainda que a mudança servirá como elemento de dissuasão da Rússia. 

"Essas alterações vão inquestionavelmente cumprir com os princípios fundamentais de aumentar a dissuasão russa por parte da OTAN e dos Estados Unidos, reforçando a OTAN, tranquilizando aliados e aprimorando a flexibilidade estratégica dos Estados Unidos", disse Esper.

No mês passado, Trump anunciou planos de cortar o número de tropas norte-americanas na Alemanha para 25.000. Atualmente, 34.500 integrantes das Forças Armadas dos Estados Unidos servem no país europeu. 

As mais visitadas