Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de maio de 2023

'Mais jovens que o planeta': estudo determina idade dos anéis de Saturno

 


Um novo estudo liderado pelo físico Sascha Kempf, da Universidade do Colorado em Boulder, apresentou evidências fortes de que os anéis de Saturno são notavelmente jovens.

A pesquisa, publicada em 12 de maio na revista Science Advances, sugere que os anéis de Saturno não têm mais de 400 milhões de anos. Isso faz com que os anéis sejam muito mais jovens do que o próprio Saturno, que tem cerca de 4,5 bilhões de anos.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão analisando o que pode ser um tópico incomum – poeira.
Kempf explicou que os pequenos grãos de material rochoso passam pelo nosso Sistema Solar em uma base quase constante. Em alguns casos, esse fluxo pode deixar para trás uma fina camada de poeira em corpos planetários, inclusive no gelo que compõe os anéis de Saturno. Na nova pesquisa, ele e a sua equipe propuseram determinar a idade dos anéis de Saturno estudando a rapidez com que essa camada de poeira se acumula.

"Pense sobre os anéis como o tapete em sua casa. Se você tem um tapete limpo, só tem que esperar. A poeira assentará no tapete. O mesmo vale para os anéis", disse Kempf.

Foi um processo árduo: de 2004 a 2017 a equipe usou um instrumento chamado Analisador de Poeira Cósmica a bordo da espaçonave Cassini da NASA para analisar partículas de poeira voando ao redor de Saturno.
"Sabemos aproximadamente a idade dos anéis, mas isso não resolve nenhum dos nossos outros problemas. Em primeiro lugar, ainda não sabemos como esses anéis se formaram", concluiu ele.

Enigmático 'coração celeste' a 26 mil anos-luz pode revelar detalhes da formação estelar (FOTO)

 


O Telescópio Espacial Hubble, da agência espacial norte-americana NASA, registrou uma imagem do aglomerado globular NGC 6325, localizado a 26 mil anos-luz da Terra, na constelação Serpentário.

Estes aglomerados, compostos de dezenas de milhares de milhões de estrelas, ajudam os astrônomos a compreenderem a formação estelar devido ao fato de as estrelas terem composições e tempo de formação similares.
Além disso, aglomerados globulares como o NGC 6325 podem ser encontrados em todos os tipos de galáxias, e são como um laboratório natural para os astrônomos estudarem a formação estelar.
Apesar de ajudar na compreensão da formação estelar, ao observarem o aglomerado NGC 6325, os especialistas procuravam um monstro oculto.
O Telescópio Espacial Hubble, da agência espacial norte-americana NASA, registrou uma imagem do aglomerado globular NGC 6325, localizado a 26 mil anos-luz da Terra, na constelação Serpentário - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2023
O Telescópio Espacial Hubble, da agência espacial norte-americana NASA, registrou uma imagem do aglomerado globular NGC 6325, localizado a 26 mil anos-luz da Terra, na constelação Serpentário
Mesmo parecendo um local pacífico, o aglomerado poderia conter um buraco negro de massa intermediária em seu centro, como um coração celeste que estaria afetando sutilmente a movimentação das estrelas circundantes.
Na imagem é possível observar um denso aglomerado de estrelas brilhantes, bem como seu núcleo à esquerda com um grupo distinto de estrelas azuis.
Circundando o núcleo, podemos ver uma multidão de estrelas de cores quentes. Estas estrelas são numerosas e estão próximas do núcleo, tornando-se cada vez mais esparsas, menores e distantes.