Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de março de 2020

Asteroide colossal ameaça deixar marca destruidora na Terra



De 965 quilômetros de diâmetro, Ceres pode teoricamente atingir a Terra, e seria um evento devastador. Qual seria a probabilidade do impacto acontecer?
Asteroides ou cometas que chegam a 50 milhões de quilômetros da órbita da Terra são denominados Objetos Próximos à Terra (NEO, em inglês) e são vistos como possível ameaça ao nosso planeta.
Um asteroide potencialmente capaz de aniquilar a humanidade após o impacto com a Terra está ameaçando tombar no nosso planeta, de acordo com os rastreadores de asteroides da NASA.
Um asteroide é um objeto pequeno, rochoso ou metálico, que orbita o Sol e normalmente tem mais de um metro de diâmetro.

Ameaça de asteroide?

O maior asteroide é o Ceres, de 965 quilômetros de diâmetro.
Seguido de perto pelos sistemas automatizados da NASA no Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) na Califórnia, EUA, a rocha espacial que mede uns estimados 4,1 quilômetros de diâmetro recebeu a denominação 52768 (1998 OR2).
O visitante do espaço tem uma velocidade de cerca de 8,7 k/s, com cálculos prevendo que embarcará em um percurso próximo da Terra no dia 29 de abril.

Imagem artística dos pontos brilhantes de Ceres registrados pela estação interplanetária Dawn
A maioria dos asteroides, incluindo o Ceres, está situada na faixa de asteroides entre Marte e Júpiter, mas alguns têm órbitas que atravessam a Terra.
De acordo com a Sociedade Planetária, um asteroide de 1 quilômetro de diâmetro é grande o suficiente para ameaçar a destruição global. Mesmo assim, cientistas afirmam que não há que perder sono por causa do encontro que se aproxima.
Astrônomos estimam que há "uma chance em 50.000" de um objeto desse tipo atingir a Terra a cada 100 anos.
No entanto, cientistas são unânimes na necessidade de encontrar, rastrear e caracterizar asteroides, desenvolvendo métodos de deflexão através de ações coordenadas internacionalmente.

Buracos de minhoca artificiais? Cientistas pesquisam 'portais' para qualquer parte do Universo



Pesquisadores norte-americanos estão procurando criar um método para transmitir matéria instantaneamente de um lado para outro.

Buracos de minhoca, a ligação teórica entre regiões díspares do espaço-tempo, têm sido amplamente especulados como uma possível forma super-rápida de percorrer grandes distâncias. Qual é o senão? Eles são extremamente instáveis e podem destruir qualquer matéria infeliz o suficiente para passar por eles.
Um grupo de físicos do Instituto de Tecnologia da Califórnia propôs a criação de um buraco de minhoca funcional usando um par de buracos negros em ângulo quântico.
A ideia, comunicada na quinta-feira (27) pelo jornal Quanta Magazine, pode soar algo saído de ficção científica. Mas não é preciso ficar alarmado, insistem os cientistas, já que os buracos negros não seriam do tipo assustador e supermassivo que existem no espaço e sugam tudo, inclusive a luz, para a sua goela mortal. Pelo contrário, esses buracos negros podem ser criados em um laboratório usando apenas alguns átomos e íons.
Os pesquisadores, liderados pela divisão de Física, Matemática e Astronomia do doutorando Sepehr Ghazi Nezami do instituto, dizem que querem colocar alguma informação em uma ponta dos buracos negros emaranhados por uma partícula quântica, com a esperança de que ela saia na outra ponta sem problemas, depois de usar o atalho espaço-tempo conhecido como buraco de minhoca.

Potencial de um buraco de minhoca

Além de revelar conhecimentos sobre a natureza do tempo espacial, a proposta revolucionária poderia ajudar a responder a algumas questões que têm agonizado físicos, astrônomos e outros cientistas por mais de um século, desde a criação da teoria da relatividade de Einstein: quão perigoso é viajar através de um buraco negro? Seria possível utilizá-los como um meio de teletransporte?
No que diz respeito às aplicações práticas, o teletransporte galáctico ao estilo Andrômeda não é a única possibilidade, com a ferramenta prospectiva vista como tendo o potencial de melhorar a tecnologia de computação quântica.
A ideia de que pequenos buracos negros podem realmente ser sintetizados em um laboratório foi demonstrada pela primeira vez em teoria pelos pesquisadores em 2019, com os pesquisadores da Universidade de Maryland a surgir com a ideia de um circuito quântico em forma de buraco de minhoca depois de confirmar a possibilidade de codificação quântica. Outra possibilidade foi a mistura de informação armazenada dentro de um conjunto de átomos, com o potencial de restaurá-la ao seu estado original.
A esperança é que a partícula quântica codificada possa ser colocada em uma das extremidades do circuito do "buraco negro", sendo depois codificada e consumida, apenas para sair remontada pelo outro lado.
Pesquisadores estão atualmente envolvidos em discussões com cientistas em laboratórios de física experimental sobre a possibilidade de adaptar circuitos quânticos para testar suas ideias, com planos concretos ainda a serem concretizados.

Como naves espaciais seriam capazes de chegar perto da velocidade da luz? Teoria tem resposta



Quando se trata dos desafios estabelecidos para viagens interstelares, não existem respostas fáceis. As distâncias são imensas, a quantidade de energia necessária para as viagens é tremenda e as escalas de tempo envolvidas no jogo são astronômicas.

Mas o que iria acontecer se houvesse uma maneira de viajar entre as estrelas usando naves que se aproveitam dos fenômenos naturais para alcançar velocidades relativísticas (uma fração da velocidade da luz).
Cientistas já identificaram situações em que os objetos do nosso Universo são capazes de atingir tais velocidades, incluindo estrelas de hipervelocidade e meteoros acelerados por explosões de supernovas.
Tendo isso em mente e fazendo uma análise mais aprofundada, os professores Manasvi Lingam e Abraham Loeb recentemente analisaram de que maneira uma nave espacial interstelar poderia se aproveitar das ondas de energia produzidas pelas explosões de supernovas da mesma forma que os veleiros se aproveitam do vento.
O estudo Propulsão de Naves Espaciais a Velocidades Relativísticas Utilizando Fontes Astrofísicas, elaborado pelos cientistas, surgiu recentemente na web. Como explicam os pesquisadores, é possível que a civilização suficientemente avançada possa usar as explosões de energia liberadas pelas supernovas para acelerar as naves espaciais a velocidades relativísticas.
Estas naves espaciais poderiam usufruir de maneira vantajosa da força explosiva utilizando uma vela solar ou uma vela magnética, dois conceitos de propulsão que os astrofísicos examinaram detalhadamente.
Estes conceitos se baseiam na radiação eletromagnética gerada pelo Sol para criar pressão contra uma vela altamente refletora, dando origem à propulsão de uma maneira que não exija motores ou propulsores.
Uma vez que o propulsor é um dos contribuintes mais significativos para a massa total de uma nave espacial, os conceitos de vela solar e vela magnética têm vantagem de ser muito mais leves que as naves espaciais convencionais, por isso são muito mais baratas de enviar ao espaço.
Outra possibilidade é utilizar energia dirigida a laser para acelerar naves espaciais, o que lhe permitem alcançar velocidades muito mais altas do que seria possível usando apenas radiação solar.

Guarda Costeira da Grécia ataca e tenta afundar bote com refugiados sírios (VÍDEO)



Em meio à nova crise dos refugiados sírios em direção à Europa, agentes da Guarda Costeira grega são filmados atacando imigrantes do país árabe.

Dias após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciar a abertura de suas fronteiras com a UE para o êxodo de refugiados sírios em direção ao bloco, um vídeo mostrou a ação da Guarda Costeira da Grécia para deter a entrada dos refugiados em seu território.
As imagens teriam sido liberadas pelas autoridades da Turquia, segundo o tabloide Daily Mail, enquanto a ação se deu próximo ao litoral do resort turco de Bodrum.
Recorrendo a varas de metal e atirando para a água, os guardas gregos tentaram afugentar e afundar o pequeno bote com refugiados sírios, como é visto no vídeo abaixo.
Perguntado sobre o caso, um porta-voz da entidade grega disse que "nós não podemos fazer nenhum comentário" sobre o vídeo, reportou The Telegraph.

Grécia 'sob pressão'

Por sua parte, o governo grego acusou a Turquia de usar os refugiados sírios como um instrumento contra a Grécia.
"Estas [...] pessoas estão sendo usadas pela Turquia como joguetes para exercer pressão diplomática [...] A presente situação é uma ameaça ativa, séria, severa e assimétrica para a segurança nacional [da Grécia]", publicou a Reuters a fala do porta-voz do governo grego, Stelios Petsas.

Crise migratória

Enquanto isso, embates têm sido reportados na fronteira turco-grega, enquanto uma grande multidão de refugiados tenta entrar na União Europeia pela Turquia.
Erdogan afirmou que sua decisão de abrir as fronteiras com o bloco europeu tem como razão a "falta de compromisso" da UE com a crise dos refugiados sírios.
Pelo menos 3,7 milhões de sírios estão refugiados na Turquia, segundo Erdogan.

Guerra: Avião militar sírio é alvejado por forças turcas em Idlib



Defesa turca afirma ter abatido aeronave militar L-39 da Síria, enquanto mídia estatal síria reporta ataque.

O ataque por parte das forças militares turcas na Síria ocorreu na província de Idlib, no noroeste do país, publicou a agência síria SANA.
Durante a ação, a aeronave militar síria estava realizando uma operação contra grupos terroristas na província.
Até o momento, somente o Ministério da Defesa da Turquia disse, em sua conta no Twitter, que o ataque resultou no abate do avião.
Além disso, as forças turcas estão atuando na área para forçar o recuo das tropas do presidente sírio Bashar Assad da região, segundo o ministério turco.

Operação Escudo da Primavera

No último domingo (1°), Ancara iniciou uma nova operação militar no noroeste da Síria, intitulada Escudo da Primavera, como resposta a ataques realizados contra posições turcas na Síria, que resultaram na morte de 36 militares turcos.
Na ocasião, o Exército sírio executava ataques contra terroristas no noroeste do país.
Segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia, os militares turcos encontravam-se na mesma área que foi alvejada pelo Exército sírio.
Ainda de acordo com o órgão russo, os soldados turcos não deveriam estar no local.
Também segundo um correspondente da Sputnik Árabe, a defesa antiaérea síria, por sua vez, abateu um objeto inimigo no céu da província de Homs.
Embora a natureza do objeto abatido pelas forças sírias não tenha sido informada, o mesmo foi classificado como uma ameaça.

O que Israel tem para oferecer à Sérvia para fortalecimento de arsenal militar?



Em entrevista à Sputnik Sérvia, especialista sérvio revela quais armamentos seu país deverá comprar de Israel.

Embora não se ouça muito falar sobre as relações entre ambos os países, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, declarou no comitê de relações públicas americano-israelenses, ocorrido no último dia 1° em Washington, que planeja comprar armamentos de Israel.
A medida seria contraposta ao movimento de boicote ao Estado judeu promovido por forças ocidentais.
"Ninguém ouviu falar sobre o movimento de boicote na Sérvia", publicou o portal The Jerusalem Post, citando as palavras de Vucic.
Além disso, Vucic também disse que seu país abrirá uma representação diplomática e uma câmara comercial em Jerusalém. É válido ressaltar que Israel busca reconhecimento internacional da cidade como sua capital.

Por que comprar armamentos?

Comentando o caso em entrevista para a Sputnik Sérvia, o especialista militar Aleksandar Radic disse que a compra de material de defesa seria mais do que um objetivo estratégico militar, mas uma maneira de fortalecer as relações com nações estrangeiras.
Neste caminho, a Sérvia tem realizado diversas compras de equipamentos militares de diferentes países.
"Nós compramos armamentos belgas, fuzis e metralhadoras, assinamos um acordo com a China de compra de drones e a transferência de tecnologias para a produção sérvia de aeronaves não tripuladas. Com os franceses existe um acordo de cooperação no setor de modernização dos sistemas de defesa sérvios. Foram comprados [na França] mísseis antiaéreos [Mistral]," declarou o especialista.

Dinheiro de sobra

Para a aquisição de equipamentos israelenses, a Sérvia não deverá economizar dinheiro.
Segundo Radic, o país deverá investir € 530 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões) do orçamento estatal na modernização e aquisição de aparato militar pelos próximos três anos.
"Isso é muito dinheiro para a Sérvia, comparando com os recursos que outros países da região gastam [com defesa]," afirmou.

O que a Sérvia deve comprar?

Apesar dos inúmeros artigos de defesa de Israel disponíveis no mercado internacional, Radic aposta que seu país ambiciona os mísseis antitanque Spike.
Trata-se de um armamento muito usado por diversos países, e cobiçado por outros.
"Ele [o Spike] é eficiente [...] pode se imaginar que ele talvez seja instalado no Lazar-3 [veículo blindado de produção sérvia]", afirmou.
Além disso, Radic acredita que Israel também poderá fornecer à Sérvia equipamentos de inteligência eletrônica e contra ação eletrônica, os quais gozam de "bons comentários".
Também drones israelenses poderiam ser comprados, mas não com prioridade.
"Tradicionalmente são bem vendidos os drones israelenses, mas no momento atual está ativo um acordo com os chineses, e espera-se a chegada dos aparelhos [da China]. Sendo assim, os drones [de Israel] não são prioridade, enquanto o único usado pela Sérvia é o drone europeu Orbiter-2", disse.
Igualmente, acordos de modernização para a defesa sérvia também poderiam ser fechados com o país do Oriente Médio.

A nudez transgressora da musa e modelo Paula Oliveira em fotos deliciosas!



Paula Oliveira
A nudez trangressora dessa maravilhosa modelo

Fonte: https://www.spicyfire.com.br/ensaio.php?acessar=paula-oliveira










Guedes chora. E não foi por causa do pibinho

Ministro de Estado da Economia, Paulo Guedes (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Depois de um primeiro ano medíocre, em que a economia andou de lado, Paulo Guedes fala que só tem 15 semanas para mudar o Brasil, chora e diz que não esperava encontrar tantos inimigos


O ministro da Economia, Paulo Guedes, chorou nesta terça-feira 15 em um encontro com movimentos de rua, lamentou que tenha apenas 15 semanas para mudar o Brasil e disse que não esperava encontrar tantos adversários no governo.
A informação foi publicada pela jornalista Vera Magalhães no site BRPolítico. No evento, Guedes chegou a sugerir que as manifestações do dia 15 de março, caso o impasse pelo controle do Orçamento já esteja decidido, sejam transformadas em atos em prol das reformas.
O ministro disse ainda que é preciso “lutar muito” para fazer avançar seus projetos e se queixou da existência de “muitos adversários” e que não esperava enfrentar “tanta dificuldade

Novo Fundeb pode comprometer recursos para merenda escolar



O novo Fundeb ameaça inviabilizar o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Dez entidades publicaram nota técnica que explica a natureza dos problemas


Do Brasil de Fato - O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pode ser financeiramente inviabilizado pela criação de um novo Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. A avaliação é de mais de dez entidades, que endossam uma nota técnica publicada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

No texto do substitutivo à PEC 15/2015, que cria o novo Fundeb, a relatora, deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), propõe que a União utilize os recursos do Salário-Educação para complementar o seu aporte ao fundo.
A nota da Campanha alerta para o fato de que, se os recursos do salário-educação forem desviados para o Fundeb, além do PNAE – financiado 85% pelo salário-educação –, também está em risco a continuidade do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
O coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, afirma que a incorporação do Salário-Educação ao Fundeb é uma exigência que veio da equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e que tem apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Também em nota técnica, a Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (Fineduca) definiu como um "desastre" a autorização do uso de recursos da contribuição do salário-educação na complementação da União para a reformulação do Fundeb.
A entidade a validade questiona a projeção apresentada pela deputada Dorinha Rezente na leitura do seu relatório na Comissão Especial do Fundeb. Enquanto Dorinha estima que o aporte da União ao fundo giraria em torno de 20%, segundo a Fineduca, a real complementação seria de, no máximo, 15,8%.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação endossou a nota técnica e afirmou que o uso do salário-educação no Fundeb, além de insuficiente, "vai servir para maquiar os supostos 20% de complementação da União ao fundo".
Para Daniel Cara, a participação do Governo Federal no Fundeb deveria aumentar, já que a união arrecada mais que estados e municípios.
“O Governo Federal queria manter o patamar de investimento no Fundeb em 10% do que é investido por estados e municípios. Ou seja, a cada um real investido por estados e municípios, o Governo Federal colocaria 10 centavos. É pouco. A gente trabalhou na perspectiva de 40%. Seria uma vitória muito grande, mas se chegou a um ponto de acordo nos 20%. Mas o Rodrigo Maia, quando percebe que esse patamar vai passar, se reúne com o Paulo Guedes e faz atividades junto ao Insper – que representa um quartel general do mercado financeiro – para que não aconteça o aumento na participação do Governo Federal no Fundeb. A solução que eles encontraram foi acabar com programas suplementares, como livro didático, programa de transporte escolar e programa de alimentação e transferir esses recursos para o Fundeb. Não vai vir recurso novo. Eles vão tirar de um lugar e colocar no outro.”
Inverdade jurídica
O Campanha Nacional pelo Direito à Educação ressalta ainda que o texto do substitutivo,  apresentado pela deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), “abre caminho jurídico para uma desconstrução de uma técnica federativa”. Ou seja, não assegura a manutenção dos programas suplementares por parte da União.
Assinam a nota da Campanha a Ação Educativa, ActionAid, Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA), Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA-CE), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional dos Conselhos, Municipais de Educação (Uncme), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

Bahia: Justiça determina bloqueio em até R$ 24 milhões de José Ronaldo, ex-prefeito de Feira



A Justiça determinou o bloqueio de bens em até R$ 23.990.288,81 do ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM). A decisão liminar, proferida pelo juiz federal Alex Schramm de Rocha, se dá no contexto de ação do Ministério Público Federal (MPF) contra o político, por supostos atos de improbidade administrativa.

José Ronaldo é acusado de desvio de recursos em contratos da prefeitura de Feira de Santana com a COOFSAÚDE Cooperativa de Trabalho, que teria ensejado um superfaturamento na ordem do valor bloqueado pela liminar.

Junto ao ex-prefeito, também são acusados pelo MPF a ex-secretária de Saúde Denise Lima Mascarenhas e os servidores municipais Antonio Rosa de Assis, José Gil Ramos da Penha e Cleudson Santos Almeida.

O político baiano foi prefeito de Feira de Santana pela primeira vez entre 2001 e 2008. Depois, retornou ao comando do município em 2013 e ficou até 2018, quando renunciou para concorrer ao governo do estado. Agora, Zé Ronaldo tem sido cotado para assumir a liderança estadual do partido Aliança pelo Brasil, de Jair Bolsonaro (veja aqui).

Temporal na Baixada Santista deixa 16 mortos e 32 desaparecidos



Os deslizamentos que ocorrem nesta terça-feira (3) na Baixada Santista, no interior de São Paulo, deixaram 16 mortos e 32 desaparecidos, de acordo com balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros. A informação é do G1.  

As mortes foram registradas pela Defesa Civil de São Paulo. Foram 14 mortes no Guarujá, uma em Santos e uma em São Vicente. Dois dos óbitos são de bombeiros que trabalhavam nos resgates. 

Segundo o capitão e porta-voz do Corpo de Bombeiros paulista, Marcos Palumbo, as equipes trabalham nas buscas em Santos, São Vicente e em Guarujá, com 114 bombeiros e 29 viaturas. "Permanecem no local e só sairão após a localização de todas as vítimas e deixar todos os locais em segurança", disse. 

Ainda conforme a Defesa Civil, até a tarde desta terça, havia 200 desabrigados em Guarujá e 7 em São Vicente. Também há 11 desalojados em São Vicente. Em Peruíbe, 65 pessoas deixaram temporariamente suas casas e foram recebidas no Centro Comunitário do Caraminguava.

Esporte: Galvão Bueno diz que não vai narrar a Copa do Mundo de 2022



Após narrar 12 Copas do Mundo, Galvão Bueno declarou nesta terça-feira (3), durante gravação do programa Altas Horas para a Rede Globo, que não deve fazer a locução da próxima edição do torneio de futebol. Apesar de estar planejando ir para o Catar, sede da Copa de 2022, Galvão disse que “nao vai dar” para narrar as partidas.


“Eu vou estar lá, mas não vou narrar”, confessou o locutor. “São 12 Copas e está bom ter narrado 12 Copas”, acrescentou. 


Galvão atua como narrador pela emissora Globo há 39 anos, transmitindo eventos não só do futebol, como vôlei, basquete, automobilismo, atletismo e MMA. 


Em novembro do ano passado, o locutor sofreu um infarto e ficou de fora da narração da partida final da Libertadores, jogo em que o Flamengo venceu o River Plate e saiu campeão do torneio.

Jeremoabo: Oposição acusa gestão municipal de pagar salários a 'servidora fantasma'



Os sete vereadores de oposição em Jeremoabo denunciaram o prefeito Deri do Paloma (PP) no Ministério Público (MP-BA), por improbidade administrativa. Segundo os legisladores, o gestor do município estaria pagando salários a uma “servidora fantasma”.



O representação foi apresentada ao MP-BA pelos vereadores Ana Josefina (PSD), Antônio Chaves (PSD), Dedé de Manoel de Pedrinho (PSD), Diana de Irene (PSD), Genilson de João de Julho (MDB), Kaká de Sonso (PSD) e o presidente da Câmara, Bino (PSD).



“O referido gestor vem pagando a servidores que não estão exercendo sua função em favor da prefeitura, causando enriquecimento ilícito do servidor fantasma, e gerando prejuízo ao erário”, diz o documento, ao qual o Bahia Notícias teve acesso.



A denúncia, datada do último sábado (29), diz que a servidora Márcia de Souza Araújo mora em São Paulo há muitos anos e não presta quaisquer serviços ao município baiano. “O gestor deve ser responsabilizado civil e criminalmente pelo pagamento a servidor que não presta serviços, vez que tem ciência de estar pagando a quem não presta serviço”, alega.



O BN apurou que a servidora realmente constou na folha de pagamento de Jeremoabo entre maio e novembro de 2019, mas não foi possível confirmar se Márcia reside mesmo em São Paulo e está faltando ao trabalho.

Os mesmos vereadores já haviam apresentado outras denúncias ao Ministério Público, contra a gestão de Deri do Paloma, no fim do mês de janeiro (veja aqui).

Queimadas Bahia: eleitores querem saber como está a Oposição?


União ou divisão?


Observando em vários municípios da região, a exemplo de Capim Grosso, Senhor do Bonfim e outros, vemos que a oposição está se unindo em torno de uma chapa única para enfrentar o prefeito. Isso porque todos sabemos que é muito difícil enfrentar a máquina que já sai na frente em muitos fatores. E vendo o prefeito de Queimadas direcionado a reeleição, lançando pre-candidatura, esbanjado apoios e coligações, a população se pergunta: a Oposição como está? Está unida? Quem é a oposição hoje em queimadas?

Queimadas Bahia: Diálogos e negociações entre APLB e Secretaria de educação avançam


Todos pela educação


Após manifestações, desmentidos, paralisação, cortes de salários e ofensas, o diálogo entre a APLB que representa os profissionais em educação e a Secretaria de Educação, parece se encaminhar para algum acordo produtivo. Mesmo com um secretário provisório, a reunião entre professores e SEMEQ, ao menos chegou a algum princípio de trégua com avanços nas negociações, ao menos é o que divulgou o presidente da APLB que disse, por exemplo, em relação aos cortes, que as devoluções dos valores, será feita pela secretaria em breve.

Veja parte do que o sindicalista falou no áudio abaixo:





Ouçam a Rádio Queimadas FM

E fique bem informado:

Clique aqui e ouça a melhor programação da região...  

Queimadas Bahia: Empresário Cloudes Rios lança pré-candidatura a vice prefeito



União PT e PSD


O empresário Cloudes Rios lançou sua pré-candidatura a Vice Prefeito da cidade de Queimadas para as próximas eleições, na chapa do prefeito atual André Andrade, continuando a união de legendas PT/PSD na cidade. Cloudes é um empreendedor de sucesso e que gera empregos na cidade e se diz disposto a ajudar o atual prefeito a fazer uma Queimadas melhor.

Que ele é um homem de sucesso na vida privada, isso ninguém tem dúvidas, mas, todos que acompanhamos política sabemos muito bem que existe uma grande diferença entre gerir o próprio dinheiro e gerir recursos públicos, especialmente no trato com as pessoas. Muitas pessoas, com certeza a grande maioria delas se transforma quando chega ao poder. E uma das coisas muito sensíveis da gestão pública é o trato com as pessoas, especialmente com entidades, servidores e saber fazer a boa política, em especial, com gestão participativa. E sendo bem sincero, essa gestão atual merece uma nota muito baixa nesse requisito ligado a gestão com participação e respeito ao servidor público. Essa foi a gestão, que mais recebeu recursos na história de Queimadas, e talvez tenha sido a gestão onde servidores mais perderam, especialmente na valorização de seus salários. Onde professores foram claramente desmerecidos.

E sem querer fazer uma crítica pessoal ao pré-candidato a prefeito, confessamos aqui no blogue, que ficamos muito incomodados com políticos que não admite erros, que não faz críticas e que se derrete apenas em elogios. Não vimos nessa gestão uma única manifestação da legenda PSD e nem de seu representante na futura chapa, em defesa dos servidores, crítica a atuação ridícula dos vereadores e nem da forma centralizadora do prefeito. E ele pode dizer que não fazia parte da gestão, mas, como apoiador, que inclusive fez campanha e sendo membro de um partido coligado, poderia ter sido mais presente sim.

Enfim, é um homem preparado, inteligente e educado, que luta pelo desemvolvimento na cidade, esperamos que caso seja eleito, que ajude a fazer uma gestão mais participativa, mais pacífica e mais democrática.

Veja o áudio abaixo e tire suas conclusões:





Ouçam a Rádio Queimadas FM

E fique bem informado:
Clique aqui e ouça a melhor programação da região...