Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de março de 2020

Vida de mulher policial: "Já comandei cerca de 500 homens e nunca sofri preconceito explícito", afirma delegada Carmen Dolores



Ainda há profissões que são, não só consideradas masculinas, como de fato, têm homens na maioria dos cargos. Na Bahia, apenas 23,55% do efetivo da Polícia Civil (PC) é feminino, de um total de 5.685 servidores, 1.339 são mulheres, das quais 353 são delegadas, 527 são escrivães e 459 são investigadoras.

De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 60,9% dos cargos gerenciais (públicos ou privados) eram ocupados por homens enquanto que apenas 39,1% pelas mulheres, em 2016. Uma das exceções dessa estatística é a delegada especial Carmen Dolores, que atualmente atua na 14ª Delegacia de Polícia, na Barra.

Há 25 anos na carreira, a delegada contou ao Portal A TARDE um pouco da sua experiência enquanto mulher em uma profissão majoritariamente masculina. "Desde criança eu tinha um senso de justiça muito aguçado, nas minhas brincadeiras de “mocinho e bandido”, eu sempre estava do lado da polícia, sempre gostei dos brinquedos de arma do meu irmão", diz Carmen Dolores.

A longa trajetória da profissional começou com a aprovação em direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se interessou pela área criminal. Ao fazer concurso para a polícia, foi uma das primeiras selecionadas, o que possibilitou a atuação em Salvador. Foram sete anos como delegada corregedora, seguido do cargo de diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, atuação na Defesa do Consumidor, até receber o convite para ser Delegada Titular na Barra, em 2015.

"Eu sempre pensei muito no coletivo, em agir em prol dele. A polícia é a primeira a ser procurada, então é uma maneira eficaz que eu imaginei para incidir determinados conflitos, é o primeiro passo do processo. Além disso, a área de investigação me seduz. É o que serve de lastro para que o Ministério Público ofereça a denúncia", expôs ela.

Durante a entrevista chegou na delegacia uma mulher querendo falar diretamente com a delegada, questionada se é algo comum, ela conta que a população feminina confia nela. "Têm determinadas situações que fazem com que mulheres tenham a necessidade de falar com uma mulher e, de uma maneira geral, acho que a mulheres se sentem mais confortáveis ao falar com outra mulher", revelou.

E ao trabalho de Carmen já foi reconhecido por prêmios. "Acho que são devido a forma que eu trabalho, com acolhimento as pessoas e com o espírito de servidora pública. Eu acho que eu inspiro outras mulheres e fico lisonjeada com isso, porque eu acho que a gente deve buscar ser algo que vai contribuir para os jovens que estão começando se espelharem e quererem fazer algo pelas pessoas".

Carmen também contou que diversas mulheres a procuram ou até mesmo reconhecem ela na rua e dizem que querem ser como ela, e até pedem dicas. E em meio aos homens da 14ª Delegacia, Carmen Dolores se destaca em cima de um salto alto vermelho, que combina com as unhas e a maquiagem, além do cabelo loiro sempre arrumado também. "Eu sou vaidosa, mas com a alma humilde. Pelo fato da minha profissão ser há tanto tempo vista como masculina, as pessoas esperam alguém que não seja tão feminina, mas eu sou e gosto de mim cuidar sim", enfatiza.

Segurança

Mesmo com diversos aspectos positivos já citados, não podemos deixar de falar da questão do risco que envolve a profissão de policial. A experiência na área proporciona a delegada um pouco mais de segurança nesse quesito. "Trata-se de uma profissão que oferece um certo risco, mas o fato de estar do lado de cá também possibilita dimensionar o que é risco e o que não é", conta ela.



Experiência na área garante mais segurança a Carmen | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A Tarde
"A família generaliza, mas não é bem assim. Eu sei qual investigação pode representar risco pra mim e a que não pode. Aquelas que apresentam maiores riscos eu estabeleço uma cautela devida. Nunca tive medo", acrescentou. Além disso, Carmen também fala sobre um outro aspecto que poderia ser considerado negativo: o preconceito.

"Preconceito explícito eu nunca vivi, se existir pode ser velado, mas nada que me fizesse enfrentá-lo. Nesse 25 anos de polícia, nunca tive problemas dessa ordem. Nem da população, nem dos meus subordinados hierarquicamente. Eu já comandei cerca de 500 homens e nunca aconteceu. Acho que isso depende muito da personalidade, da seriedade que se impõe ao trabalho e nunca houve espaço, de forma explícita, velado não dá pra dimensionar", ressalta a delegada.

Dupla Jornada

Além de comandar a delegacia, Carmen também teve que gerenciar a maternidade. "Conciliar a maternidade com qualquer profissão não é algo fácil, porque a mulher tem uma jornada dupla, sabemos disso, ela tem que atender com eficiência o trabalho e os filhos, para que não terceirize a educação, porque isso pode trazer consequências severas. Eu acho que fiz bem essa conciliação e hoje os meus filhos se orgulham de mim e eu deles".



Delegada conta que se dedica a profissão até quando está de folga | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A Tarde
A rotina da delegada é puxada e mesmo assim, ela não hesita quando é necessário correr para a delegacia até mesmo quando está de folga. "Um caso marcante foi de um adolescente que foi morto na porta de casa. Na hora que tomei conhecimento, numa sexta-feira, eu vim para a delegacia e fiquei o fim de semana todo sem ser plantão e eu decidi que só sairia de lá com o caso bastante encaminhado e elucidado. Conseguimos em 48h prender o menor envolvido e identificar o maior. Eu me sinto com o dever cumprido ao minimizar um pouco a dor da família dessas vítimas", contou.

"Policial é policial o tempo inteiro. A gente acaba absorvendo tudo e ficando sempre alerta, costumo dizer que entro nos lugares com o "giroflex" ligado. Dependendo do caso, não tem dia e não tem noite. Já houve um mandado de prisão que saiu no dia do meu aniversário e eu vim direto pra cá, 21h eu ainda estava aqui interrogando", completou ela.

Quanto ao futuro, por ter muito tempo de contribuição, ela conta que já pode pensar na aposentadoria, fato que a deixa um pouco desconfortável. "Do ponto de vista profissional, eu já cheguei no ápice, porque eu sou delegada especial e não tenho pretensões, não posso ser mais que especial, mas já posso pensar em me afastar e questiono como não fazer o que faço". Mesmo assim, Carmen também disse que há outras coisas que ela gosta, ligadas a área de comunicação e revelou que virão novidades por aí.

Povoado do norte da Bahia fica alagado e famílias desabrigadas após chuvas



O povoado de Gameleira, na cidade de João Dourado, norte da Bahia, amanheceu alagado nesta segunda-feira (9), por causa da chuva forte que vem caindo na região desde o domingo (8).

De acordo com a prefeitura de João Dourado, mais de 20 famílias do povoado da Gameleira estão desabrigadas. A água invadiu muitas casas e um imóvel desabou. Um jovem que estava na casa foi retirado e sofreu apenas arranhões, informou a prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil do estado, na madrugada de domingo (8), choveu 120 milímetros em João Dourado. O volume é considerado alto, já que a média para o mês inteiro de março é de 80 milímetros.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo em João Dourado permanece parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura varia entre 20ºC e 30ºC.

G1

Pindobaçu Bahia: Festa de aniversário da cidade foi um grande sucesso

Os festejos em comemoração aos 67 anos de emancipação política de Pindobaçu


Os festejos em comemoração aos 67 anos de emancipação política de Pindobaçu


Os festejos em comemoração aos 67 anos de emancipação política de Pindobaçu, ocorreram com grande sucesso nas noites de sexta 06 de março e sábado 07 de março.

Os artistas contratados para o evento agradaram em cheio na opinião do público presente, arrastando para a praça do evento uma multidão calculada pela organização em torno de 20.000 pessoas na sexta feira e 17.000 no sábado.

Foi dada oportunidade aos artistas da cidade e puderam se apresentar: Léo Barreto, Ricardinho do Acordeon, Forró No Estreito e O Careca. Ainda passaram pelo palco Unha Pintada, Kevi Jonny, Paixão di Vaqueiro e La Furia.

Uma mega estrutura com fechamento no circuito da festa foi montada e uma equipe de 50 homens da Polícia Militar mais 20 homens da Guarda Municipal em cada noite para garantir a tranquilidade e segurança dos foliões. O que garantiu uma festa sem maiores ocorrências policiais.





















Fonte: Web Interativa

Banco Central acelera queima de reservas acumuladas por Lula e Dilma



“Vamos continuar fazendo intervenções no câmbio no montante que for necessário", disse Bruno Serra, diretor do Banco Central, que só hoje vendeu US$ 3 bilhões e nem assim conseguiu segurar a cotação do real, que continuou despencando


O Banco Central vai acelerar a política de queima de reservas internacionais acumuladas nos governos Lula e Dilma para tentar segurar a cotação do real, que continua despencando e, nesta segunda-feira, caiu ainda mais, mesmo com a venda de US$ 3 bilhões. Confira notícia da Reuters a respeito:
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central intervirá no mercado de câmbio com instrumentos e montante necessários para acalmar o mercado e promover a funcionalidade das operações, disse nesta segunda-feira o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, acrescentando que o BC tem a política monetária como ferramenta para conter efeitos da crise externa.
“O cenário tem evoluído muito rápido. A gente vai precisar se debruçar sobre o assunto e avaliar a melhor forma” na reunião do Copom deste mês, afirmou Serra em evento em São Paulo.
“Vamos continuar fazendo (intervenções no câmbio) no montante que for necessário enquanto entendermos que o mercado não está funcionando de modo regular.”
O BC elevou a 3 bilhões de dólares a oferta líquida de dólar à vista em leilão nesta segunda-feira, ante valor inicialmente programado de 1 bilhão, depois de na semana passada ter colocado no mercado 5 bilhões de dólares em contratos de swap cambial tradicional, também em colocação líquida.

TCU aponta corrupção e recomenda que prefeitos não comprem kit escolar de Weintraub


“Estarão adquirindo materiais a serem fornecidos por empresas acusadas de corrupção”, alertou o subprocurador-geral do TCU, Lucas Furtado, sobre kit de material escolar


O subprocurador-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, enviou uma representação aos ministros da Corte alertando para que os prefeitos do País não adquiram o kit de material escolar criado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.
jornalista Fausto Macedo, d´O Estado de S.Paulo, noticiou nesta segunda-feira 9 que o Ministério Público junto ao TCU solicitou que a Corte apure indícios de irregularidades no edital do Ministério da Educação que pretende adquirir mais de 3 milhões de kits escolares.
Furtado recomenda que os prefeitos e demais entes públicos não destinem recursos para essa finalidade, uma vez que “estarão adquirindo materiais a serem fornecidos por empresas acusadas de corrupção”.
O kit de Weintraub, anunciado diversas vezes por ele em vídeo nas redes sociais, contém lápis, caneta, borracha, giz de cera, entre outros materiais escolares. O volume da compra pode chegar a R$ 406 milhões. 
Nesses vídeos, ele faz um apelo para que prefeitos cobrem de deputados federais a destinação de emendas parlamentares com esse fim.

Mais cinco grandes escritórios de advocacia reúnem clientes para processar a XP por fraude contábil

Mais cinco grandes escritórios de advocacia reúnem clientes para processar a XP por fraude contábil. (Foto: Tiago Ribeiro/Divulgação)


A fúria dos investidores contra a corretora XP, que pertence ao empresário Guilherme Benchimol e ao Itaú, continua crescendo. Nesta segunda-feira, vários escritórios de advocacia anunciaram que irão processar a empresa, que fez campanha pela prisão do ex-presidente Lula, por fraude contábil nos Estados Unidos. Ação despenca mais 15%


A corretora XP, que lançou suas ações no fim do ano passado nos Estados Unidos, enfrenta uma tempestade. Nesta segunda-feira, pelo menos cinco grandes escritórios de advocacia estadunidenses anunciaram que estão reunindo investidores para processar a companhia por fraude contábil. Pertencente ao empresário Guilherme Benchimol e ao Itaú, a empresa demitiu um auditor que teria apontado as fraudes. A empresa contratou palestras de protagonistas da Lava Jato, como Deltan Dallagnol, fez campanha pela prisão do ex-presidente Lula, e tinha Luciano Huck como seu garoto-propaganda. Na sexta-feira, o escritório Block & Leviton anunciou o processo contra a empresa. Nesta segunda, vários escritórios anunciaram que farão o mesmo. Todos os links podem ser encontrados na seção de finanças do Yahoo referente à XP. Dono do site Infomoney, Benchimol usou o espaço para se defender (confira aqui). No entanto, a ação cai mais 15% nesta segunda-feira. Confira, abaixo, vídeo da TV 247 sobre o caso e veja uma das convocações feitas por um grande escritório de advocacia:

NOVA YORK, NY / ACCESSWIRE / 9 de março de 2020 / Bronstein, Gewirtz & Grossman, LLC está investigando possíveis reivindicações em nome de compradores da XP, Inc. ("XP" ou "a Empresa") (XP). Os investidores que compraram títulos da XP são incentivados a obter informações adicionais e auxiliar a investigação, visitando o site da empresa: www.bgandg.com/xp.
A investigação diz respeito à questão de saber se a XP e alguns de seus executivos e / ou diretores violaram as leis federais de valores mobiliários.
Em dezembro de 2019, a XP realizou sua oferta pública inicial ("IPO"), oferecendo 72.510.641 ações ordinárias ao preço de US $ 27,00 por ação. Então, em 6 de março de 2020, o The Winkler Group publicou um breve relatório questionando a precisão das demonstrações financeiras da XP. Entre outras alegações, o relatório alega discrepâncias significativas entre as auditorias internas da XP e as demonstrações financeiras que a XP forneceu aos investidores em seu prospecto de oferta pública inicial. O relatório também alega que "a XP demitiu seu auditor depois que ele encontrou deficiências materiais em seus relatórios financeiros [.]". Nesta notícia, o preço das ações da XP caiu US $ 4,77 por ação, ou 13,34%, para fechar em US $ 30,99 por ação em 6 de março, 2020.
Se você estiver ciente de algum fato relacionado a esta investigação ou adquiriu ações XP, poderá auxiliá-la visitando o site da empresa: www.bgandg.com/xp. Você também pode entrar em contato com Peretz Bronstein ou seu analista de relações com investidores, Yael Hurwitz, de Bronstein, Gewirtz & Grossman, LLC: 212-697-6484.
Bronstein, Gewirtz & Grossman, LLC é uma boutique de litígios corporativos. Nossa principal experiência é a busca agressiva de ações judiciais em nome de nossos clientes. Além de representar instituições e outros demandantes de investidores em litígios de segurança de ação coletiva, a experiência da empresa inclui litígios corporativos e comerciais gerais, bem como arbitragem de valores mobiliários. Publicidade de advogado. Resultados anteriores não garantem resultados semelhantes.
Contato:
Bronstein, Gewirtz e Grossman, LLC
Peretz Bronstein ou Yael Hurwitz
212-697-6484 info@bgandg.com
FONTE: Bronstein, Gewirtz & Grossman, LLC

Itália inteira é colocada em quarentena e todas as reuniões públicas estão proibidas

(Foto: MANUEL SILVESTRI/REUTERS)

Informação foi anunciada pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte. As pessoas só podem se movimentar em caso de emergência. Número de mortos no país subiu para 463



Devido à crise do coronavírus, a Itália colocou toda a sua população em situação de quarentena e proibiu todas as reuniões públicas para evitar contato entre as pessoas.
O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira 9 pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte. A orientação é de que as pessoas apenas se locomovam em caso de emergência.
Todas as escolas estão fechadas até 3 de abril e os campeonatos de futebol foram suspensos. A Bolsa de Milão caiu 11%.
O número total de casos na Itália, o país europeu mais afetado pelo vírus, aumentou em 24%, para 9.172. E o número de mortos no país subiu para 463. 

Trump pode ter exposto Bolsonaro ao coronavírus, diz Kennedy Alencar


O jornalista Kennedy Alencar replica os rumores da imprensa americada de que o presidente Donald Trump teve contato com uma pessoa infectada com o coronavírus e que Jair Bolsonaro foi exposto à doença


Em seu Twitter, Kennedy ainda reverbera a possibilidade de o presidente americano ter exposto mais pessoas a risco de contágio. 
Veja o Twitter de Kennedy Alencar: 

Crash de 2020: Bovespa fecha com a maior queda em mais de 20 anos


Em um dia marcado pelo estouro da bolha financeira em nível global, o Ibovespa fechou com queda de 12,17%, a 86.067 pontos, depois de interromper as negociações. O dólar bateu novo recorde fechando com alta de 1,97%, a R$ 4,726 na venda


Reuters com 247 - O Ibovespa renovava mínimas na tarde desta segunda-feira, com as ações da Petrobras ampliando as perdas para mais de 30%, após decisões da Arábia Saudita derrubarem os preços do petróleo e adicionarem incertezas a um mercado financeiro já melindrado por preocupações com os reflexos do coronavírus na economia global.


O Ibovespa fechou com queda de 12,17%, a 86.067 pontos, na maior queda percentual desde 10 de setembro de 1998, causada pela moratória da Rússia. Na mínima do pregão, o índice chegou a 85.879 pontos, menor patamar intradia desde 28 de dezembro de 2018, quando o índice chegou a 85.469 pontos. Na máxima, chegou a 97.982 pontos. No ano, o Ibovespa acumula queda de 25,58%.

O dólar comercial fechou em alta de 1,97%, a R$ 4,726 na venda. Este é o maior valor nominal (sem considerar a inflação) de fechamento desde a criação do Plano Real. O dólar subiu forte mesmo após o Banco Central ter feito uma intervenção de US$ 3,465 bilhões no mercado de câmbio. 

Por volta de 10:30, a bolsa acionou o circuit breaker, quando o Ibovespa tocou 88.178,33 pontos, uma queda de 10,25%. Os negócios foram paralisados por 30 minutos. O mecanismo será disparado novamente se o Ibovespa cair 15%.

A última vez que o circuit breaker foi acionado foi em 18 de maio de 2017, no que ficou conhecido no mercado como “Joesley Day”, após vir a público gravação de conversa entre o então presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista e sua delação relacionada a atos de corrupção envolvendo políticos.

As ações da Petrobras (PETR4) aceleravam as perdas, e fecharam com queda de 29,70%, cotadas a R$ 16,05. 


Tal desempenho representava uma perda de cerca de 95 bilhões de reais no valor de mercado da Petrobras nesta sessão. O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou nesta segunda-feira medidas emergenciais a serem tomadas pelo governo diante da forte queda do petróleo.

“Ainda estamos passando por um momento perigoso, com extrema volatilidade”, chamou a atenção a equipe do BTG Pactual.

O petróleo Brent fechou em queda de 24,1%, a 34,36 dólares o barril, após a Arábia Saudita ter sinalizado que elevará a produção para ganhar participação no mercado, bem como cortado preços oficiais de venda de petróleo. Na mínima, o Brent caiu 30%, o maior recuo diário desde a Guerra do Golfo, em 1991.


A guerra aberta pela Arábia Saudita no front da produção de petróleo contra a Rússia chegou em um momento no qual o mercado ainda se mostrava fragilizado pela rápida disseminação da epidemia do novo coronavírus além da China e promovendo fortes ajustes poucas semanas após renovarem máximas.

O recorde histórico do Ibovespa para fechamento foi registrado em 23 de janeiro deste ano, a 119.527,63 pontos.

“Nesse cenário, a tendência é que o mercado adote postura conservadora e se feche”, afirmou o presidente da corretora BGC Liquidez, Erminio Lucci, alertando que não há solução fácil, mas que os governos devem estudar medidas de estímulo econômico, principalmente fiscal e via compra direta de ativos.