Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Assentamentos que podem ser os mais antigos do mundo são descobertos na Sibéria

 



Um grupo de arqueólogos descobriu assentamentos pré-históricos fortificados em uma região remota da Sibéria, na Rússia. Os resultados da sua investigação revelam que os caçadores-coletores siberianos construíram estruturas defensivas complexas em torno das suas populações há 8.000 anos.

Os pesquisadores acreditam ter datado as primeiras fortificações conhecidas no norte gelado, se não no mundo, perto de uma curva do rio Amnya, na Sibéria Ocidental.
Milhares de anos antes dos povos antigos da Eurásia Central descobrirem como semear e cultivar o alimento, grupos de caçadores-coletores no subártico construíram o que hoje são reconhecidos como alguns dos primeiros assentamentos fortificados e permanentes, desafiando a ideia de que a agricultura é um pré-requisito para as sociedades deixarem a vida nômade.
Os sítios arqueológicos de Amnya foram oficialmente desenterrados em 1987, mas de acordo com datações recentes por radiocarbono, a casa principal do sítio Amnya I e suas fortificações datam de cerca de 8.000 anos atrás.
"Os nossos novos exames paleobotânicos e estratigráficos revelam que os habitantes da Sibéria Ocidental levavam um estilo de vida sofisticado baseado nos recursos abundantes do ambiente taiga", diz a arqueóloga Tanja Schreiber, do Instituto de Arqueologia Pré-histórica de Berlim.
Estátua de Genghis Khan na Mongólia - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Ciência e sociedade
Sela de cavalo descoberta em túmulo na Mongólia é a mais antiga do seu tipo, diz estudo (FOTOS)


Astrônomos detectam estrela que passou pelo Sistema Solar há 2,5 milhões de anos

 


Não muito tempo atrás em termos astronômicos, a estrela HD 7977 voou perto do Sol. Provavelmente o astro terá passado perto o suficiente para afetar a nuvem de Oort.

Cientistas analisaram como esta e outras estrelas visitantes podem afetar os objetos do Sistema Solar.
Nuvem de Oort é uma hipotética região esférica nos confins do Sistema Solar que contém bilhões de objetos semelhantes a cometas. Embora não haja observações diretas que confirmem que ela existe, muitos fatores circunstanciais apontam para sua existência.
Durante vários anos, os astrônomos têm estado analisando os dados de pesquisa do telescópio cósmico Gaia na busca de objetos que se aproximaram do Sistema Solar no passado ou passarão no futuro.
Um desses objetos foi identificado como HD 7977, uma anã amarela com uma massa semelhante ao Sol que agora está a cerca de 246,9 anos-luz de distância.

análise dos últimos dados da pesquisa de Gaia mostrou que aproximadamente 2,47 milhões de anos atrás HD 7977 voou a uma distância de vários milhares de unidades astronômicas (uma unidade astronômica é a distância média do Sol à Terra).

Ilustração artística da nuvem de Oort - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Ilustração artística da nuvem de Oort
Já a nuvem de Oort, que circunda o Sol, se situa a uma distância de duas mil a dez mil unidades astronômicas. Por isso, a estrela deve ter perturbado os objetos na nuvem e cometas de período longo.
Pesquisadores calcularam que há cerca de 2,47 milhões de anos essa estrela aproximou-se do Sol a uma distância menor que 12,3 mil unidades astronômicas (com uma probabilidade de 90% – menos de 0,2 ano-luz), ou até menos de 2,5 mil unidades astronômicas (com uma probabilidade de 10% – menos de 0,05 ano-luz). Vale ressaltar que atualmente a estrela mais próxima se situa a mais de quatro anos-luz do Sol.