Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Arqueólogos teriam descoberto no Egito um antigo e perdido 'templo do sol' (FOTOS)

 



Arqueólogos que estavam escavando em Abusir, ao sul do Cairo, perto da necrópole de Saqqara no Egito, desenterraram ruínas do que pode ser um dos quatro antigos "templos do sol" perdidos.

Abusir é uma necrópole do período do Egito Antigo que serviu como um dos principais cemitérios da antiga capital egípcia de Mênfis, escreve portal Heritage Daily.
O local consiste em 14 pirâmides reais e túmulos que datam da quinta dinastia, ou seja, do início do século XXV a.C. até meados do século XXIV a.C.
Objetos de barro desenterrados em Abusir, no Egito - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2022
Objetos de barro desenterrados em Abusir, no Egito
Escavações foram conduzidas por uma missão arqueológica polonesa e italiana no templo do faraó Niuserré Ini, o sexto governante da quinta dinastia.
Em uma camada de contexto que antecede o templo, a equipe encontrou evidências de um edifício de tijolos de barro e blocos de quartzo, que, de acordo com os especialistas do Ministério de Antiguidades do Egito, poderiam ser os restos de um dos quatro templos do sol perdidos.
Ao todo, foram construídos seis templos do sol, mas apenas dois foram descobertos. Os templos do sol foram construídos em consagração à divindade egípcia antiga, Rá, o deus do Sol, a ordem, os reis e o céu, que muitas vezes é retratado com um falcão com um disco solar dentro de uma cobra.
Escavações arqueológicas em Abusir, no Egito  - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2022
Escavações arqueológicas em Abusir, no Egito
Arqueólogos teorizam quanto ao propósito dos templos do sol, já que o conceito deles parece ter mais do que propósitos fúnebres reais, provavelmente fazendo parte da veneração cultural da realeza.

"O edifício é acessível através de uma entrada construída em pedra calcária, levando a uma área com piso pavimentado e contendo enormes blocos de quartzo", lê-se em comunicado de imprensa do Ministério de Antiguidades do Egito.

Nas escavações também foram descobertos vasos de cerâmica, potes de cerveja e recipientes de borda vermelha, que provavelmente eram usados em rituais e cerimônias do templo.