Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de março de 2020

Ciência: Cientistas chineses descobrem como novo coronavírus entra no organismo

Coronavírus: o próximo passo para os cientistas é ampliar o estudo para definir a estrutura completa dessa proteína (Javier Zayas Photography/Getty Images)

Em velocidade sem precedentes na história da ciência, os especialistas concluíram que o vírus se liga a uma proteína presente na membrana celular


Em velocidade sem precedentes na história da ciência, especialistas chineses já descobriram os mecanismos pelos quais o novo coronavírus entra no organismo humano. A descoberta, publicada em caráter extraordinário na Science, é crucial para o desenvolvimento de medicamentos, vacinas e novos testes de diagnóstico para o Covid-19.

Segundo o novo estudo, o vírus se liga a uma proteína presente na membrana celular. Ao determinar a proteína que serve de porta de entrada para a doença, os cientistas oferecem um importante alvo para a ação de novas drogas. O próximo passo é ampliar o estudo para definir a estrutura completa dessa proteína.

“Nossas descobertas não apenas lançam luz sobre a compreensão dos mecanismos da infecção viral, como também vão facilitar o desenvolvimento de técnicas de detecção viral e potenciais medicamentos antivirais”, afirmaram os autores, em nota oficial.

O estudo foi realizado por pesquisadores do Instituto para Estudos Avançados de Hangzhou, da Universidade Westlake de Hangzhou e da Universidade de Pequim. Uma das características positivas da nova epidemia é a rapidez com que a comunidade científica vem oferecendo informações sobre o vírus recém-descoberto.
Por Estadão Conteúdo

Advogada cria startup jurídica onde o cliente contrata advogados através de plataforma 100% digital


Advogada baiana lança primeira plataforma de advocacia 100% digital


A advogada e empreendedora baiana, Michelle Sobral, lançou a primeira plataforma de advocacia 100% digital do Brasil, a InovaJud, uma startup jurídica que chega revolucionando o mundo do direito.

A plataforma, que atualmente é utilizada exclusivamente através do site do seu escritório, o Vieira Sobral Advocacia Digital www.vsadvocaciadigital.com.br , permite aos interessados realizarem a contratação de advogados pela internet para ajuizamento de ações judiciais, realização de consultas on-line e mediações on-line, através de um procedimento simples e 100% digital, onde o cliente faz o seu cadastro, envia documentos, assina procuração e contrato eletronicamente  e realiza o pagamento, tudo sem precisar sair de casa.

Além de possibilitar a contratação de ações de alta e média complexidade, a plataforma InovaJud possibilita a contratação para ajuizamento de ações de baixa complexidade, perante juizados especiais de defesa do consumidor, dentre elas atraso de vôo, negativação indevida, recusa de cobertura de plano de saúde e cobrança indevida.

Michelle garante que o intuito é oferecer um atendimento on-line, porém próximo, transparente e personalizado, onde o cliente terá acesso ao seu advogado podendo trocar mensagens e tirar suas dúvidas  por whatsapp, vídeo conferência ou mediante acesso à plataforma, por onde também pode acompanhar o seu processo em tempo real, cujas movimentações são enviadas por e-mail e mensagens de celular, já que os sistemas são integrados, transmitindo além de dados do processo, data, local e horário das audiências.


A plataforma funciona através de inteligência artificial, o que permite a automatização na execução das atividades profissionais, além de realizar o acompanhamento de prazos e audiências alarmando no e-mail e celular dos integrantes da equipe, fazendo também o controle de gestão e da satisfação do cliente, tudo como forma de desenvolver um modelo de motivacional da equipe e proporcionar uma advocacia escalável e repetível, sem o aumento de custo da empresa.

Trata-se de um modelo inovador e disruptivo da advocacia tradicional, que valoriza o tempo do seu cliente e preserva a transparência, cujo procedimento de contratação é rápido e simples.

Em breve a plataforma estará disponível para utilização por outros escritórios de advocacia.

@inovajud @vsadvocaciadigital 

http://www.vsadvocaciadigital.com.br

Website: http://www.vsadvocaciadigital.com.br

Salvador Bahia: Cantora de 21 anos morre após ser esfaqueada por mulher na Bonocô



MC e cantora de rap, Victória Stephanie Barreto Campo, 21 anos, foi morta esfaqueada após um desentendimento com outra mulher nas imediações da portaria da estação do metrô, na Avenida Bonocô, em Salvador, na noite dessa quinta-feira (12).

Victória teve o óbito constatado no boletim diário da Secretaria da Segurança Pública (SSP) por volta das 21h30. Suspeita de cometer o crime contra MC Victória, Marluar Brandão Cine dos Santos foi espancada por populares e socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde está sob custódia. 

De acordo com informações da Polícia Militar, equipes da 26ª Companhia Indepentente da Polícia MIlitar (CIPM/Brotas) foram informadas de que duas mulheres brigaram e ficaram feridas após agressões por arma branca.

No local, a PM socorreu uma das mulheres feridas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Brotas e foi informada por populares que a outra vítima foi socorrida também para a mesma unidade. 

O CORREIO apurou que Marluar e Victória saíam da estação de metrô quando começaram a discussão que resultou no homicídio do lado de fora do meio de transporte.

Marluar está custodiada no HGE e equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram na unidade médica na manhã desta sexta-feira (13) para averiguação inicial do caso.

A arma do crime, uma faca, usada para matar Victória, foi apreendida pela polícia e será encaminhada para perícia.

O sepultamento do corpo da vítima será neste sábado (14), 11hs, na 1ª Ordem de São Francisco, na Quinta dos Lázaros.

Correio24horas

Poções Bahia: GCM mata companheira e comete suicídio


Guarda municipal mata companheira e depois comete suicídio em Poções


Um homem matou a própria companheira e depois tirou a própria vida no interior de uma casa na cidade de Poções, Sudoeste do Estado.

Segundo o Blog do Jeferson Almeida, o caso, que envolveu uma professora e um guarda municipal ocorreu na tarde desta quinta-feira (12), quando vizinhos do casal acionaram a Polícia Militar depois de terem ouvido estampidos de disparos de arma de fogo no bairro Nova Sião.

A professora do município, Rosemary Mendes, e o guarda Mário morreram no local. As informações são de que Mário fez uso da arma de fogo para matar a mulher e cometer suicídio.

Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. A Polícia Civil investiga os motivos do caso, que chocou a população de Poções.



Queimadas Bahia: em uma cidade onde o prefeito é biomédico, porque não há uma nota sobre o Coronavírus?


PREVENIR E PROTEGER A POPULAÇÃO É SEMPRE IMPORTANTE


O vírus perigosíssimo Corona não sai do noticiário e já temos informações de que aqui bem pertinho de Queimadas o tal perigo já circula. E por isso, o Ministro da Saúde vive nos últimos dias de coletiva em coletiva, tanto com secretários de estado, quanto com secretários municipais. Além disso, vemos diversos municípios, inclusive de nossa região, já tomando precauções, como por exemplo, investindo nas escolas, colocando álcool em gel nos colégios e outras medidas sanitárias e de informação.

Portanto, é muito preocupando ver numa cidade onde o prefeito é biomédico, não ter uma única citação, ação ou nota sobre esse risco aterrorizante. Sem falar que tanto o secretário de saúde, quanto o secretário de educação, também estão calados sobre o tema! Vemos que o prefeito e sua equipe, inclusive o pré-candidato a vice-prefeito que também é farmacêutico, estão mais preocupados com a reeleição e fazer selfie com eleitores pelos quatro cantos do município. Queremos ver o que eles estão preparando para proteger a população desse risco que nos ronda com grande perigo? Precisamos de gestores que estejam sempre preocupados com o povo em primeiro lugar e não apenas em manter-se no poder.

A Câmara de vereadores por suas vez e seus 11 vereadores que pouco falam, também estão bem quietos. 

Que Deus nos ajude!

Da redação do C7 NOTÍCIAS

Mairi Bahia: Secretaria Municipal de Saúde se reúne para traçar ações contra o coronavírus no município



Na manhã desta quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Mairi, através da Vigilância em Saúde, se reuniu com com a Comissão de Saúde do Município e secretarias municipais, para apresentar ações de combate e prevenção do Coronavírus (COVID19) e Arboviroses (dengue, chicungunha e Zika).

Ações programadas como panfletagem, salas de espera, audiência pública, divulgação em meios de comunicação, integração entre secretarias municipais, ações de mobilização social e combate ao fake news já começaram a ser realizadas e necessita do empenho de todos.

Prefeitura de Mairi reforça cuidados contra transmissão do coronavírus

A Secretária de Saúde, Sílvia Carneiro, ressalta a importância das ações de higiene de prevenção, como lavar as mãos, usar álcool gel, evitar tocar na boca, olhos e nariz, evitar multidões e tossir e espirrar levando ao rosto a parte interna do cotovelo.

O prefeito Jobope também destacou a importância das ações. “É importante que estejamos unidos e planejemos ações para combater e prevenir do Coronavírus”, afirmou.

Estavam presentes na reunião, os vereadores que compõem a comissão da saúde: Alan, Taunay e João e os secretários municipais Miguel, Sâmia, César e Tchuca Rios.

Casos na Bahia

A Bahia tem três (3) casos confirmados do novo coronavírus, todos em Feira de Santana, segundo informou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o fim da tarde desta quinta-feira.

Há 216 casos suspeitos de Covid-19. Desse total, 147 casos foram descartados e 66 aguardam análise laboratorial.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Hospitais psiquiátricos brasileiros promovem tortura, alerta relatório



PUBLICADO NA REDE BRASIL ATUAL
“Barbárie.” Esta foi a definição de especialistas em direitos humanos e saúde mental após apresentação da segunda edição revisada do documento Hospitais Psiquiátricos no Brasil – Relatório de Inspeção Nacional 2020 ao Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, braço operador do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).
O levantamento, disponível no site do MNPCT, denuncia a falta de estrutura, relatos de violência sexual contra mulheres, além de cárcere privado, isolamento, e contenção forçada em 40 Hospitais Psiquiátricos, localizados em 17 estados nas cinco regiões do país. Em uma unidade em São Paulo, por exemplo, entre os internados foram encontradas uma idosa de 106 anos e uma criança de 10.
“Essas instituições, muitas delas, propõe a substituição da vida pela segregação e isso tem uma série de impactos na vida dessas pessoas, primeiro porque elas perdem a oportunidade de serem tratadas a partir de uma perspectiva comunitário, de fortalecimento de laços e de inserção social dentro dessas instituições”, aponta o perito do MNPCT Lucio Costa, em entrevista ao repórter André Gianocari, do Seu Jornal, da TVT.
Entre as instituições denunciadas, 75% são particulares, porém sustentadas por verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). O que para Frei David Santos, da ONG Educafro, evidencia um negócio lucrativo em cima do sofrimento humano. A Educafro é das organizações que apoiam o trabalho do Mecanismo de Combate e Prevenção à Tortura que defende a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para que a Política Nacional de Saúde Mental seja investigada.
O órgão também exige uma reunião com o atual ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e um maior comprometimento do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta terça-feira (10), no entanto, a ministra da pasta responsável pelo órgão atuou para invisibilizar o trabalho do MNPCT durante reunião do Comitê, segundo ativistas. “Estamos transformando a sociedade em uma sociedade mais cruel. E um governo transitório precisa garantir o que nós queremos, e nós queremos uma sociedade mais honesta, equilibrada e que trate bem os mais sofridos”, destaca Frei David.

Pastor evangélico mantém esposa refém e transmite agressões ao vivo



Publicado originalmente no Pragmatismo Político:
O pastor evangélico Jesus Gorgs, de 40 anos, foi preso em Campo Grande (MS) nesta quinta-feira (12) após torturar e fazer a esposa de refém durante 12 horas. O homem transmitiu as agressões ao vivo pela internet.
Vizinhos e colegas viram o vídeo e acionaram a polícia. O boletim de ocorrência revela que o pastor vinha ameaçando Sandra e um fiel da igreja, acusando os dois de terem uma relação extraconjugal.
A polícia tentou fazer com que o homem libertasse a mulher, mas ele ameaçou furar os olhos dela com um tesoura e matá-la caso os policiais se aproximassem.
A rua onde o que crime ocorreu foi interditada. Policiais do Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo de Operações e Investigações (GOI), além do Corpo de Bombeiros, estiveram no local negociando a rendição.
Depois de horas de negociações, o pastor se entregou e liberou a companheira. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com hematomas.
Jesus Gorgs e Sandra se casaram em 2015. Vídeo de trecho da cerimônia está disponível na internet:

No Brasil, 13 mulheres são mortas por dia. No total, 4,8 em cada 100 mil mulheres morrem por violência doméstica – essa taxa coloca o Brasil em quinto lugar no ranking de violência doméstica criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A cada 1 hora e meia, uma mulher morre no Brasil por causas violentas – e, nesse cenário, o marido ou namorado é responsável por mais de 80% dos casos. Os dados são de pesquisas do Ipea, Mapa da Violência e do SESC.
A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), serviço da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Vale lembrar: a denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país.
Para proteger e ajudar as mulheres a entenderem quais são seus direitos, em 2014, a Secretaria lançou um aplicativo para celular (Clique 180) que traz diversas informações importantes, como os tópicos da Lei Maria da Penha.
O Código Penal estipula a pena de reclusão de 12 a 30 anos para o homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

Bolsonaro fará novo teste para coronavírus e ficará em isolamento


Jair Bolsonaro também deverá ficar mais alguns dias em isolamento no Palácio da Alvorada. Medida será necessária pelo tempo que Bolsonaro passou no avião e ao lado do secretário da Comunicação, Fabio Wanjgarten, infectado pela doença


Jair Bolsonaro fará um novo exame para  coronavírus, apesar de o primeiro resultado ter sido negativo. 
A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. Bolsonaro também deverá ficar mais alguns dias em isolamento no Palácio da Alvorada.
"A medida será necessária pelo tempo que o presidente passou no avião e ao lado do secretário da Comunicação, Fabio Wanjgarten, diagnosticado com a doença na quinta-feira", disse o jornal.
Mais cedo, o deputado Eduardo Bolsonaro afirmou à TV norte-americana Fox News que o primeiro teste de Jair Bolsonaro para coronavírus havia dado positivo. Depois o parlamentar desmentiu a iniformação. A Fox sustentou que Eduardo havia confirmado o primeiro teste como positivo (leia mais no Brasil 247). 
A doença já infectou o secretário de comunicação da presidência da República, Fábio Wajngarten.

Bárbara Gancia cobra prova de que Bolsonaro não está mentindo sobre coronavírus


"Queremos ver o laudo do(s) seu(s) exame(s) para detecção do Covid-19. Chega de malandragem", escreveu a jornalista


A jornalista Barbara Gancia cobrou que Jair Bolsonaro divulgue os laudos dos exames que fez para avaliar se estava com Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
"Alô, Jair Bolsonaro! Queremos ver o laudo do(s) seu(s) exame(s) para detecção do Covid-19, acompanhado de depoimento do médico responsável. O Brasil e o mundo não acreditam mais em nada do que o senhor diz. Chega de malandragem. O país não aguenta mais esculhambação!", escreveu Gancia no Twitter.

Witzel diz que vai acionar Bolsonaro no STF e estuda até pedir impeachment


Governador do Rio revela ter descoberto que os ministérios do governo Bolsonaro foram orientados a desprezar pedidos vindos de seu Estado. Nesta semana, ele foi a Brasília tentar audiências com líderes do governo no Congresso, mas também não teve sucesso, segundo a Veja


O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), pretende acionar Jair Bolsonaro junto ao Supremo Tribunal Federal e estuda pedir impeachment do presidente pelo crime de “prevaricação” por boicote do governo federal ao Estado do Rio. Os dois protagonizam uma disputa política pública ao longo dos últimos meses.
Segundo reportagem da Veja deste final de semana, antecipada pela coluna Radar, Witzel  revela ter descoberto que os ministérios do governo Bolsonaro foram orientados a desprezar pedidos vindos de seu Estado. Nesta semana, ele foi a Brasília tentar audiências com líderes do governo no Congresso, mas também bateu com a cara na porta.
“A interlocutores, o governador tem dito que vai ao Supremo para enfrentar a ‘conduta anti-republicana’ do presidente com uma representação pelo crime de prevaricação. A reação, contudo, pode chegar até mesmo a um pedido de impeachment feito ao Congresso”, diz trecho da nota da Coluna Radar.
“Witzel orientou à Casa Civil a reunir todos os fatos em que integrantes da Esplanada não atenderam representantes do governo estadual e tome nota de todas as verbas que não estão sendo repassadas por determinação do presidente. Além de acionar Bolsonaro no STF, o governador vai encaminhar uma notificação extrajudicial para que ministros ou secretários se abstenham da prática, sob pena de crime de prevaricação”, informa ainda o texto.

Filadélfia Bahia: Por falta de reajuste professores paralisam suas atividades na terça-feira (17)



EDITAL DE CONVOCAÇÃO – PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE FILADÉLFIA/BA – SISEF-BA, pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos, inscrito no CNPJ sob nº 08.490.455/0001-44, situado na Rua Arlindo Muniz Maia Neto, nº 132, Centro, Filadélfia Bahia, em face a deliberação da assembleia realizada no 11 de março de 2020, motivados pela desvalorização profissional e a falta de reajuste de 12,84% linear a todos os profissionais do magistério, vem através deste convocar todos os Professores Rede Pública municipal, para aderir a PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA POR 24 HORAS no próximo dia 17 de Março de 2020 com concentração e mobilização na sede do SISEF-BA às 07 horas e 30 minutos em primeira convocação e às 8 horas e 00 minutos em segunda convocação.


A luta é de todos nós! Quando unimos nossas forças nos tornamos gigantes, mas se desprezamos essa união poderemos descrever um fracasso!

Filadélfia-Ba, 12 de Março de 2020.

Magaly Lima Macedo

Oposição em Queimadas juntou experiência com renovação na política


Grupo de André Cayres tem políticos experientes que já geriram o município e novas lideranças que representam a nova política


A Oposição em Queimadas juntou um grupo de lideranças para derrotar o atual prefeito que soma renovação e experiência. Além dos ex-prefeitos Edivaldo Cayres que já teve dois mandatos (apesar de não ter concluído o último), tem ainda o ex-prefeito Maurinho, também com dois mandatos (também não concluiu o último, pelo mesmo motivo, Paulo Sérgio achou um jeito de entrar pela janela), tanto José Mauro, quanto Edivaldo, que é o pai do pré-candidato André Cayres, não conseguiram concluir seu segundo mandato, ambos pelo mesmo motivo, foram cassados, independente dos erros que cometeram que levou a este desfecho, os dois perderam o mandato para a mesma pessoa que hoje está ao lado do prefeito atual e que se acostumou a entrar no poder pela janela (Serginho). 

Além dos dois ex-prefeitos citados acima, o grupo da Oposição ainda conta com o ex-prefeito Tarcísio, com um mandato e que será o Vice na chapa que concorrerá nesse ano, a ex-prefeito Heyde com um mandato, ambos concluídos. Também somando forças, tem o ex-vice Pininho, que também tem várias experiências como vereador e a vice-prefeita Barbara Janainna (PSD) filha de Maurinho, sobrinha de Dolores e prima de Tarcísio, ela que optou por romper com o gestor para acompanhar a decisão do seu pai. Barbinha, já representando a nova geração e Pininho a experiência. 

No legislativo André de Edivaldo conta com vereadores com mandato Mário Regis (PTN), Valmir Barreto (PSDB) Ivanivalda Queiroz (PP) e Fidelina Araújo (MDB), três desses com mais de um mandato. E além de pré-candidatos que irão concorrer ao pleito pela primeira vez e dezenas de lideranças.

E para comandar o grupo, temos o pré-candidato a prefeito André Cayres (Cabelinho) que representa a nova política, a renovação e nova geração, sendo ele filho de dois ex-prefeitos, mas trazendo ideias novas. apoiando a chapa a Senhora Maria Dolores (DEM) mãe do ex-prefeito Tarcísio Pedreira, lançada pré-candidata a vice, mas, que abriu mão para que seu filho Tarcísio concorra. Dolores serviu também para promover a união de Dolores ao seu irmão e ex-prefeito José Mauro de Oliveira popularmente conhecido por Maurinho e consequentemente a Tarcísio com o mesmo objetivo de derrotar o atual prefeito André Andrade (PT) que deverá concorrer a reeleição. Dolores ou Mainha, como é conhecida na cidade, também já foi secretária do município em mais de uma pasta e portanto, tem experiência na gestão municipal, podendo auxiliar e muito André, caso a chapa seja eleita.

Comentários de apoiadores do atual prefeito, na tentativa de atacar o grupo da oposição, diz que a aliança formada "não tem futuro, pois soma gestores fracassados e que já deram o que tinha que dar...", porém, como comentou alguns representantes da oposição,  "a atual gestão não tem lá grandes coisas a apresentar. A atual gestão além de confronto permanente com servidores, educadores e mesmo tendo sido a gestão que mais recursos recebeu na história de Queimadas, tem feito muito pouco para modernizar a administração. Prometeu gestão participativa, mas, só o que fez foi centralizar, aumentar impostos, cobrar a Cip mais cara do Brasil, deixar ruas as escuras, mesmo cobrando a taxa cara e não houve a população. Além disso, a chapa formada pelos ex-prefeitos, é o que temos em Queimadas, pois quando, Maurinho apoiou o atual prefeito, se fosse mesmo ruim, ele não teria aceitado o apoio! Assim como o ex-prefeito Serginho, que também representa o passado e está fazendo parte da gestão atual", pontuaram apoiadores de André de Edivaldo.

Além dos apoios citados, André Cares tem apoios importantes nos quadro cantos de ex-vereadores, como é o caso de Reinilda Ferreira no Espanta Gado, ex-secretários, a exemplo de Léo, como também representantes de entidades de classe e novos pré-candidatos, como o Senhor Plácidio ou Placidão, que lançou sua pré-candidatura e trabalhou em apoio do gestor atual, nas eleições passadas e agora apoia Cabelinho. Enfim, é uma aliança jamais vista em Queimadas, uma soma de forças para derrotar o atual prefeito. Caberá ao eleitor avaliar este pleito em outubro e decidir os rumos de Queimadas.

Da Redação do C7 Notícias

As mais visitadas