Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de março de 2020

Morte de britânica de 21 anos 'saudável' volta a acender alerta sobre letalidade de coronavírus entre jovens


A morte de uma mulher de 21 anos no Reino Unido, sem doenças pré-existentes, voltou a acender o alerta de que jovens não estão imunes a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus


Chloe Middleton morreu na semana passada, mas a notícia só foi divulgada nesta quarta-feira, 25 de março. Em uma publicação no Facebook, sua tia, Emily Mistry, disse que Middleton "faleceu no Covid-19" e pediu que outras pessoas "façam sua parte" para impedir a propagação da doença.
Segundo reportagem da BBC Brasil, Segundo dados do governo britânico, a maioria dos pacientes que morreram com coronavírus tinha condições médicas pré-existentes.
Autoridades de saúde demonstram preocupação de que os jovens ignorem os avisos sobre a propagação do vírus, uma vez que acreditam que a doença apenas acomete idosos.
Mas em uma série de postagens no Facebook, a família de Middleton pediu ao público que seguisse as recomendações para "ficar em casa" e levasse o vírus "a sério".

"Gripezinha"? Segurança de Bolsonaro, com 39 anos, está em estado grave com coronavírus



Um segurança de Jair Bolsonaro está em estado grave, após ser infectado com o coronavírus. Ari Celso Rocha de Lima Barros é capitão da PM-DF e foi internado no Hospital de Base do Distrito Federal


Um segurança de Jair Bolsonaro está em estado grave, após ser infectado com o coronavírus. Ari Celso Rocha de Lima Barros tem 39 anos e foi internado na noite dessa quarta-feira (25) no Hospital de Base do Distrito Federal. Barros é capitão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e foi diagnosticado com a doença em 18 de março. Desde então, cumpria isolamento domiciliar. Mas, segundo a família, o quadro piorou.

“Estava em casa, sob controle. Ontem (quarta), se sentiu mal e foi internado no Hospital de Base”, contou a mãe do segurança, dona Julmar Rocha de Lima de Barros, ao site Metrópoles. “Ele trabalha na Presidência. É segurança do presidente. Ele sempre viaja com ele. E eu acredito que esse vírus ele adquiriu nessas viagens que fez”, acrescentou. Na viagem de Miami, em que integrantes da comitiva presidencial adoeceram, Ari não esteve presente.
Leia a íntegra no Metrópoles

Mais de 200 figuras públicas endossam pedido de impeachment de Bolsonaro



A crise do coronavírus acelerou as discussões sobre a necessidade da saída de Jair Bolsonaro da presidência, que tem minimizado a gravidade da pandemia e recomendado que os serviços voltem a funcionar, assim como as pessoas saiam do isolamento.
Nesse cenário, um pedido de impeachment elaborado por deputados do PSOL - Fernanda Malchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP), David Miranda (RJ) e Luciana Genro (RS) - já ganhou mais de 200 assinaturas de figuras públicas. Entre elas, estão a cantora Maria Rita, o Youtuber Felipe Neto e o ator Caio Blat.
Antes deles, o documento já tinha apoio de nomes como Zélia Duncan, Vladimir Safatle e Gregorio Duvivier, informa a jornalista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Coronavírus sofre mutações no Brasil e reforça necessidade de quarentena



Sequenciamento genético feito por cientistas brasileiros aponta que o novo coronavírus sofreu mutações desde que chegou ao país. Mutações reforçam a necessidade de medidas como a quarentena, o que vem sendo negado por Jair Bolsonaro sob a justificativa de que a covid-19 é apenas uma “gripezinha”



O sequenciamento genético do novo coronavírus, feito em tempo recorde por cientistas brasileiros em pacientes das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, apontam que o vírus já sofreu mutações no país que apontam características distintas dos coronavírus introduzidos. Para os especialistas, as mutações reforçam a necessidade de medidas como a querentena, o que vem sendo negado por Jair Bolsonaro alegando que não se pode deixar o país quebrar por causa de uma “gripezinha”. 
De acordo com reportagem do jornal O Globo, o trabalho de vigilância genética viral mapeou os vírus de 19 pacientes em hospitais do, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Ao todo, 17 vírus foram identificados como sendo de origem europeia e os outros dois de origem asiática. 
“Nosso trabalho reforça a importância do isolamento social e da testagem para conter a transmissão da Covid-19 no Brasil. São as armas que temos agora. Não teremos vacina ou remédios prontos a tempo de salvar as vítimas dessa pandemia”, diz um dos coordenadores da pesquisa, Renato Santana, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG. 

Apenas 11% dos casos de coronavírus são detectados no Brasil, diz estudo



Tomando como base os dados de quarta, 24, em que o Ministério da Saúde atualizou para 2.433 os casos confirmados no Brasil, pode-se estimar que há 22.118 casos sintomáticos de coronavírus, dos quais 19.685 não foram identificados


A subnotificação dos casos do coronavírus foi tema de um estudo realizado pela Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical (London School of Hygiene and Tropical Medicine), que procurou estimar os casos não contabilizados. O estudo foi publicado no último domingo, 22, e divulgado nesta quinta-feira, 26, pelo jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a pesquisa, o Brasil detecta apenas cerca de 11% dos casos sintomáticos do Covid-19. Isso significa que somente por volta de uma em cada dez pessoas que manifestam sintomas do vírus foram registradas pelo governo. 
Por outro lado, a pesquisa mostrou que a Coreia do Sul, que adotou a política de testes constantes em toda a população, consegue identificar em média 83% dos casos, ajudando no combate à pandemia no país.
Tomando como base os dados de quarta, 24, em que o Ministério da Saúde atualizou para 2.433 os casos confirmados no Brasil, pode-se estimar que há 22.118 casos sintomáticos de coronavírus, dos quais 19.685 não foram identificados.

Eduardo Bolsonaro volta a agredir a China e os interesses econômicos do Brasil


Em vez de se retratar, o filho de Jair Bolsonaro atacou mais uma vez a China, que é o país que mais investe e mais importa do Brasil, acusando o gigante asiático de causar a crise mundial


Dois dias depois de o presidente Jair Bolsonaro fazer uma teleconferência com o presidente da China, Xi Jinping, para aplacar o incidente diplomático provocado pelo filho Eduardo Bolsonaro, o deputado federal postou na noite de ontem (26) um vídeo do canal Terça Livre com o título “Comunismo chinês usou vírus para provocar crise mundial”. A reportagem é do Metro1. 
No post, Eduardo recomendou a transmissão ao vivo do canal bolsonarista, com o comentário: “Agora ao vivo @tercalivre mostrando o que muitas imprensas não mostram”. O vídeo ataca o governador de São Paulo, João Doria, usando a hashtag #DoriaEguadeTroia. Os apresentadores chamam os militares a darem uma “resposta peremptória” a uma suposta conspiração contra Bolsonaro.
A reportagem ainda informa que Eduardo também divulgou texto do portal Brasil sem Medo, ligado a Olavo de Carvalho, com o título: “Governadores se aliam à China contra Bolsonaro”, que aponta a realização de uma reunião entre o embaixador chinês no Brasil e os governadores João Doria (SP), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Eduardo Leite (RS) e Helder Barbalho (PA) como uma conspiração contra o governo federal. No post, o deputado Eduardo Bolsonaro diz que a reunião “que não estava na agenda de Doria e não foi repercutida pela imprensa vem à tona”.

Pindobaçu Bahia: Tropa de Elite da PM e CPAC estão contribuindo com as medidas contra o coronavírus no município



- A Tropa de Elite da Polícia Militar 👮🏽‍♂️🚨 da Bahia (PM-BA) também contribui com as medidas contra o novo coronavírus em nosso município.

- De ontem para hoje, tivemos a honra e o privilégio de contar com o apoio da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga🌵(CPAC).

Observação: Essa e outras informações você também encontrará em perfis de parceiros da Prefeitura.

Governo Tempo de Reconstruir

Queimadas: André de Edivaldo responde as ofensas do prefeito



Rusgas políticas não podem estar acima do respeito ao adversário


O Pré-candidato a prefeito André Cayres, que também é bioquímico no município de Queimadas, comentou atuação do comitê de crise e fez sugestões de como tratar as pessoas que vem de outros estados. Veja aqui...

Irritado o prefeito respondeu com agressões verbais, xingamentos e de forma ríspida, voltou a atacar o adversário em entrevista na Queimadas FM, endossadas essas críticas pela enfermeira e chefe de endemias do município. E recentemente André de Edivaldo respondeu em redes sociais. Veja:

Mesmo num momento tão delicado como o que vivemos, existem situações em que o cidadão e homem público não pode ficar sem responder difamações e calúnias dirigidas a sua pessoa e sua família! Queimadas exige paz, saúde e respeito para os seus cidadãos, principalmente por parte do gestor maior do nosso município! Que Deus nos abençoe e nos livre desta doença que assola todo o mundo ! - escreveu André Cayres