Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Submarino russo vigiou grupo de ataque de porta-aviões da Marinha Real britânica, diz mídia

 


Um submarino russo vigiou o grupo de ataque do porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth no mar Mediterrâneo, informa o jornal Daily Telegraph.

O referido incidente teria ocorrido no dia 27 de junho, ou seja, quatro dias após o destróier de mísseis guiados HMS Defender do Reino Unido ter violado a fronteira marítima da Rússia, perto da península da Crimeia.

O jornal sugere que se trata de um submarino diesel-elétrico da Frota russa do Mar Negro, da classe Varshavyanka (classe Kilo, na designação da OTAN).

A edição aponta que, quando o grupo de navios britânicos estava no Mediterrâneo Oriental, os militares da Marinha britânica enviaram helicópteros Merlin Mk2 para colocar boias hidroacústicas e outros equipamentos de imersão destinados a detectar o submarino, uma vez que acreditavam que um aparelho russo estava perseguindo o porta-aviões HMS Queen Elizabeth.
Caças F-35B Lightning II no convés do porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth
Caças F-35B Lightning II no convés do porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth

Um dos helicópteros decolou diretamente do referido porta-aviões, o segundo do navio de apoio Fort Victoria. Contudo, não se sabe se o destróier dos EUA USS The Sullivans ou a fragata neerlandesa HNLMS Evertsen, que faziam parte do grupo de ataque, também participaram da busca do submarino.

O Ministério da Defesa do Reino Unido não quis comentar as informações em relação ao incidente, mas afirmou que estão sendo tomadas "medidas robustas" para proteger o grupo de ataque do porta-aviões.

O Ministério da Defesa da Rússia também ainda não forneceu quaisquer comentários sobre o assunto.

No fim de junho, vários navios da Marinha da Rússia realizaram exercícios no mar Mediterrâneo sob a vigilância de um caça F-35 baseado no porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth.

As tripulações de cinco navios da Marinha russa resistiram ao ataque de um inimigo hipotético e realizaram treinamento dos meios de defesa antiaérea durante os exercícios no mar Mediterrâneo.

Rover da China registra mais espetaculares FOTOS do Planeta Vermelho

 


O rover Zhurong, pertencente à missão espacial chinesa Tianwen-1, está explorando a planície Utopia Planitia, tirando fotos, procurando por água e evidências de vida passada, além de outras tarefas.


A Administração Espacial Nacional da China publicou na sexta-feira (9) novas fotografias de Marte, que mostram rochas na superfície marciana e as marcas de pneus do veículo, obtidas pelo rover Zhurong da missão.

Superfície de Marte captada pelo rover Zhurong da China, 26 de junho de 2021
© AFP 2021 / ADMINISTRAÇÃO ESPACIAL NACIONAL DA CHINA
Superfície de Marte captada pelo rover Zhurong da China, 26 de junho de 2021

A primeira imagem, tirada em 26 de junho, mostra o terreno marciano enquanto o rover explora Utopia Planitia, uma grande planície de lava no norte de Marte, com o que parece ser o detector de componentes de superfície e o detector climático do rover.

Superfície de Marte captada pelo rover Zhurong da China, 4 de julho de 2021
© AFP 2021 / ADMINISTRAÇÃO ESPACIAL NACIONAL DA CHINA
Superfície de Marte captada pelo rover Zhurong da China, 4 de julho de 2021

Além disso, uma das outras imagens revela rochas no chão e o que parecem ser marcas de pneus do rover.

Confira as novas fotos da superfície marciana! Fotógrafo: Zhurong, primeiro rover de Marte da China.

Nas imagens coloridas finais é possível observar pneus, assim como os painéis solares e a antena do rover.

História da missão da China em Marte

Em julho de 2020, o rover Zhurong foi lançado da Terra a bordo da nave espacial chinesa Tianwen-1, que entrou na órbita de Marte em fevereiro de 2021. Até sexta-feira (9) Zhurong estava em Marte há 54 dias e já atravessou mais de 300 metros, indicou a agência chinesa Xinhua.

Durante sua estada em Marte, Zhurong tem se dirigido ao sul, conduzindo detecções e tirando fotografias da paisagem marciana com sua câmera de navegação. Além disso, coletou dados científicos usando seu radar de pesquisa de superfície, monitor de tempo e ferramentas de detecção de campos magnéticos.

Em 22 de maio, o rover Zhurong desceu à superfície marciana de sua plataforma de pouso, iniciando seu estudo do Planeta Vermelho e fazendo da China o segundo país depois dos EUA a pousar e operar um rover em Marte.

Enquanto Zhurong investiga a Utopia Planitia, o rover Perseverance da NASA está investigando a cratera Jezero, que também pode ser lar de vida antiga.


China colhe 1ª safra de 'arroz espacial' para promover segurança alimentar no país

 


China colheu sua primeira safra de "arroz espacial" de sementes que regressaram de uma viagem lunar realizada no ano passado e, segundo esperam os cientistas, isso pode ajudar a criar novas variedades da planta e salvaguardar a segurança alimentar no país.

A safra foi cultivada partir de 40 gramas de sementes que viajaram a bordo da sonda lunar chinesa Chang'e 5, lançada em novembro de 2020, informa Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês).

Após serem expostas à radiação cósmica e gravidade zero, algumas sementes podem sofrer mutações e produzir safras mais elevadas ao serem plantadas na Terra.

Mas são necessários testes e plantios para determinar as melhores variedades que podem ser promovidas em todo o país para ajudar a melhorar a safra de plantas que produzem grãos na China.

No ano passado, a China reforçou seu foco na segurança e abastecimento alimentar impulsionando as importações e estimulando uma maior autossuficiência em culturas básicas para alimentar sua população de 1,4 bilhão de pessoas, escreve Bloomberg.

O setor de sementes é um pilar desse esforço, tendo o governo aprovado na sexta-feira (9) um plano que visa tornar o fornecimento de sementes uma questão de segurança estratégica e aprovando apoio para projetos de pesquisa e agricultura.

Desde 1987, o país tem levado para o espaço sementes de arroz e outras culturas. Mais de 200 variedades de "plantas espaciais", incluindo algodão e tomate, foram aprovadas para plantação.