Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de maio de 2023

'Mais jovens que o planeta': estudo determina idade dos anéis de Saturno

 


Um novo estudo liderado pelo físico Sascha Kempf, da Universidade do Colorado em Boulder, apresentou evidências fortes de que os anéis de Saturno são notavelmente jovens.

A pesquisa, publicada em 12 de maio na revista Science Advances, sugere que os anéis de Saturno não têm mais de 400 milhões de anos. Isso faz com que os anéis sejam muito mais jovens do que o próprio Saturno, que tem cerca de 4,5 bilhões de anos.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão analisando o que pode ser um tópico incomum – poeira.
Kempf explicou que os pequenos grãos de material rochoso passam pelo nosso Sistema Solar em uma base quase constante. Em alguns casos, esse fluxo pode deixar para trás uma fina camada de poeira em corpos planetários, inclusive no gelo que compõe os anéis de Saturno. Na nova pesquisa, ele e a sua equipe propuseram determinar a idade dos anéis de Saturno estudando a rapidez com que essa camada de poeira se acumula.

"Pense sobre os anéis como o tapete em sua casa. Se você tem um tapete limpo, só tem que esperar. A poeira assentará no tapete. O mesmo vale para os anéis", disse Kempf.

Foi um processo árduo: de 2004 a 2017 a equipe usou um instrumento chamado Analisador de Poeira Cósmica a bordo da espaçonave Cassini da NASA para analisar partículas de poeira voando ao redor de Saturno.
"Sabemos aproximadamente a idade dos anéis, mas isso não resolve nenhum dos nossos outros problemas. Em primeiro lugar, ainda não sabemos como esses anéis se formaram", concluiu ele.

Enigmático 'coração celeste' a 26 mil anos-luz pode revelar detalhes da formação estelar (FOTO)

 


O Telescópio Espacial Hubble, da agência espacial norte-americana NASA, registrou uma imagem do aglomerado globular NGC 6325, localizado a 26 mil anos-luz da Terra, na constelação Serpentário.

Estes aglomerados, compostos de dezenas de milhares de milhões de estrelas, ajudam os astrônomos a compreenderem a formação estelar devido ao fato de as estrelas terem composições e tempo de formação similares.
Além disso, aglomerados globulares como o NGC 6325 podem ser encontrados em todos os tipos de galáxias, e são como um laboratório natural para os astrônomos estudarem a formação estelar.
Apesar de ajudar na compreensão da formação estelar, ao observarem o aglomerado NGC 6325, os especialistas procuravam um monstro oculto.
O Telescópio Espacial Hubble, da agência espacial norte-americana NASA, registrou uma imagem do aglomerado globular NGC 6325, localizado a 26 mil anos-luz da Terra, na constelação Serpentário - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2023
O Telescópio Espacial Hubble, da agência espacial norte-americana NASA, registrou uma imagem do aglomerado globular NGC 6325, localizado a 26 mil anos-luz da Terra, na constelação Serpentário
Mesmo parecendo um local pacífico, o aglomerado poderia conter um buraco negro de massa intermediária em seu centro, como um coração celeste que estaria afetando sutilmente a movimentação das estrelas circundantes.
Na imagem é possível observar um denso aglomerado de estrelas brilhantes, bem como seu núcleo à esquerda com um grupo distinto de estrelas azuis.
Circundando o núcleo, podemos ver uma multidão de estrelas de cores quentes. Estas estrelas são numerosas e estão próximas do núcleo, tornando-se cada vez mais esparsas, menores e distantes.


terça-feira, 2 de maio de 2023

Possível pacto militar entre EUA e Finlândia 'é sinal alarmante' para Rússia, diz especialista

 


O acordo militar que os Estados Unidos estão negociando com a Finlândia é um sinal alarmante para a Rússia, disse o especialista do proeminente Instituto de Economia Mundial e Relações Internacionais, Vladimir Olenchenko.

"É um sinal alarmante para o nosso país que as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN] e a infraestrutura militar estejam estacionadas quase permanentemente em nossas fronteiras", disse Olenchenko à Sputnik.

Na segunda-feira (1º), o Ministério das Relações Exteriores finlandês informou que o pacto que o país está negociando com os EUA vai permitir ao Pentágono enviar suas tropas e armazenar "material" no território da nação nórdica que faz fronteira com a Rússia.

Olenchenko enfatizou que, "do ponto de vista político, isso mostra mais uma vez que a entrada da Finlândia na OTAN foi conjuntural e foi materializada pela atual liderança política, mas não pela direção da própria Finlândia como país".

A OTAN, bloco militar liderado pelos Estados Unidos, incorporou a Finlândia no início de abril deste ano em uma nova expansão rumo às fronteiras da Rússia. O especialista observou que os norte-americanos sempre tiveram a intenção de posicionar suas tropas na fronteira entre a Finlândia e a Rússia de mais de 1.200 quilômetros.
Entre as possíveis respostas da Rússia, o especialista indicou que blindar a fronteira para repelir possíveis agressões dos Estados Unidos vai ser uma medida a se considerar.
A presença dos Estados Unidos na Finlândia, enfatizou, desestabiliza a região do mar Báltico. A Finlândia anunciou em setembro de 2022 negociações com os EUA para determinar o status das tropas norte-americanas antes de um possível destacamento no país.





O soldado da Finlândia - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Finlândia negocia acordo para abrigar bases militares e armamentos dos EUA


Pentágono anuncia envio temporário de 1.500 soldados dos EUA para fronteira com o México

 


Os soldados devem chegar à fronteira EUA-México até 10 de maio. O Pentágono está procurando maneiras de substituir o pessoal da ativa por aqueles da força de reserva, segundo chefe do órgão de Defesa norte-americano.

O Pentágono disse hoje (02) que o governo Biden enviará temporariamente 1.500 soldados adicionais para ajudar a proteger a fronteira entre os Estados Unidos e o México. A ação acontece porque em breve, quando as restrições fronteiriças da COVID-19 forem suspensas mais tarde, pode ser que aconteça um aumento da imigração ilegal este mês.
O destacamento de 90 dias de tropas de serviço ativo complementará o trabalho da Patrulha de Fronteira dos EUA, mas não cumprirá funções de aplicação da lei, disse o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Pat Ryder, em comunicado citado pela Reuters.

As tropas farão monitoramento terrestre, entrada de dados e suporte de depósito para liberar agentes de fronteira e "preencherão lacunas críticas de capacidade", disse Ryder.

A força será adicionada a um destacamento contínuo de cerca de 2.500 soldados da Guarda Nacional, relata a mídia.

Ainda segundo a agência britânica, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, quando questionado sobre o envio de tropas em entrevista coletiva, disse que os EUA são uma nação soberana e que o México respeita suas decisões.
Joe Biden, um democrata concorrendo à reeleição em 2024, tem enfrentado um número recorde de migrantes pegos cruzando ilegalmente a fronteira desde que assumiu o cargo em 2021, e tem sido muito criticado pelos republicanos por reverter as políticas linha-dura do ex-presidente Donald Trump.