Uma versão não tripulada do T-14 Armata, o tanque mais avançado à disposição das Forças Armadas da Rússia, foi testada em modo autônomo.
Fonte do complexo militar-industrial russo afirmou à Sputnik que o T-14, considerado o único tanque de terceira geração do mundo, foi recentemente submetido a testes preliminares para aferir sua capacidade para ser usado sem tripulação.
Segundo a mesma fonte, o T-14, montado sobre a plataforma Armata, passou com sucesso os testes em modo não tripulado.
Em 2016, Aleksandr Shevchenko, antigo chefe da diretoria de blindados do Ministério da Defesa, afirmou à Sputnik que uma versão robótica não tripulada do T-14 Armata estaria operacional em 2018, enfatizando que a singularidade dos novos veículos residia em sua arquitetura digital aberta.
© SPUTNIK / VLADIMIR ASTAPKOVICH
Tanque russo de terceira geração T-14 Armata
Por sua vez, em 2017 Oleg Sienko, diretor-geral da Uralvagonzavod, fabricante do tanque, afirmou à Sputnik que, sendo possível que as guerras futuras aconteçam sem soldados, no T-14 tinha sido prevista a possibilidade de sua robotização.
Em 2018, o Ministério da Defesa russo assinou um contrato de compra de 132 veículos de combate T-14 e T-15 sobre a plataforma Armata com a empresa Uralvagonzavod, estando as entregas programadas até final de 2021.
O T-14 é o único tanque do mundo de terceira geração, estando projetado para combate direto com o inimigo, apoio à ofensiva de unidades de infantaria motorizada e destruição de alvos inimigos em abrigos e em terreno aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário