Total de visualizações de página

domingo, 15 de novembro de 2020

'Sem notificação e explicação': Camboja demole mais uma instalação militar dos EUA (FOTO)

 


Recentes imagens de satélite mostram que foi demolida mais uma instalação construída por Washington em uma base naval no Camboja, relatam pesquisadores de think tank norte-americano.

Fotos publicadas pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês) mostram a instalação de manutenção de barcos infláveis de casco rígido na base naval de Ream, no Camboja, no início de outubro. No entanto, no início de novembro a instalação já não estava lá.

Ministro da Defesa do Camboja, Tea Bahn, afirmou na terça-feira (10) que outra instalação construída pelos EUA foi recentemente demolida, confirmando as descobertas feitas por satélites da Iniciativa de Transparência Maritima da Ásia (AMTI, na sigla em inglês), do CSIS, a fim de criar caminhos para um novo "desenvolvimento" na base.

Na terça-feira (10), os EUA expressaram sua decepção com o fato de o Camboja ter demolido, sem aviso prévio, a segunda instalação militar financiada por Washington. No mesmo dia, o ministro da Defesa do Camboja, Tea Banh, confirmou à agência AFP a demolição das instalações, relata France24.

"Estamos desapontados com o fato de as autoridades militares cambojanas terem demolido outra instalação de segurança marítima financiada pelos EUA, sem notificação e explicação", afirmou Chad Roedemeier, porta-voz da embaixada norte-americana.

Por sua vez, o ministro da Defesa do Camboja disse que o seu país agiu de acordo com os próprios interesses e não tinha qualquer obrigação de informar os EUA dos seus planos.

"Fazemos isso totalmente pelo Camboja e não para servir [mais] ninguém. Camboja tem o direito de buscar ajuda de quem quiser ajudar no desenvolvimento do Camboja", afirmou Banh.

A base naval de Ream tem uma localização estratégica no golfo da Tailândia, que dá acesso ao contestado mar do Sul da China, importante rota marítima de navegação global.

No mês passado, EUA afirmaram que receiam que as demolições estejam associadas aos planos de acolhimento de meios e militares chineses na referida base.

No início de outubro, CSIS publicou imagens que mostravam outra instalação construída pelos EUA, a Sede Tática do Comitê Nacional de Segurança Marítima, demolida em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário