Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

A natureza de um objeto estelar incomum é revelada

 


Astrônomos húngaros identificaram a possível natureza da fonte Gaia20eae, que está localizada a uma distância de 9.200 anos-luz da Terra e é caracterizada por grandes variações no brilho.

De acordo com os cientistas, o objeto pertence às estrelas jovens incomuns , objetos do tipo EX Lupi (EXor). Isso se reflete em um artigo publicado no banco de dados pré-impresso arXiv.
Objetos estelares jovens (YSO) são estrelas em um estágio evolutivo inicial , ou seja, são protoestrelas ou passaram recentemente para a sequência principal. Os YSOs costumam ser cercados por nuvens de gás molecular e poeira interestelar, de modo que ocasionalmente atraem matéria , causando aumento da atividade do flare. As estrelas jovens são divididas em dois tipos, FU Orionis (FUor) e EXor. O primeiro pode se tornar quatro magnitudes mais brilhantes e permanecer neste estado por várias décadas, enquanto o último aumenta em atividade por alguns meses ou anos.
Astrônomos revelaram que o Gaia20eae, detectado em agosto de 2020 pela espaçonave Gaia (propriedade do Observatório Europeu do Sul, ESA), pertence à EXor. Os cientistas descobriram que o aumento no brilho começou no início de 2020 e continuou, apesar de alguma variabilidade, a uma taxa média de metade da magnitude estelar por mês entre janeiro e julho de 2020. O pico foi ultrapassado no final de julho de 2020 e a estrela está perdendo seu brilho a uma taxa de 0,25 magnitudes estelares por mês. O nível de resto será alcançado em maio de 2022.

Além disso, a taxa de acréscimo de massa de Gaia20eae durante a fase de escurecimento é maior do que a de estrelas de Touro típicas de massa semelhante, que também pertencem ao YSO. Os autores observam que Gaia20eae poderia atingir as altas taxas de acreção típicas de alguns FUor. No entanto, mais pesquisas são necessárias para tirar conclusões definitivas.
Uma simulação mostra como um buraco negro destrói as estrelas - Sputnik World, 1920, 30.11.2021
Ciência
Uma simulação mostra como um buraco negro destrói estrelas que se aproximam demais | Vídeo


Nenhum comentário:

Postar um comentário