Total de visualizações de página

domingo, 23 de junho de 2024

Revelam em Israel máscara de pedra do Neolítico de 9.000 anos (FOTO)

 


Uma máscara de pedra do Período Neolítico foi exposta pela primeira vez pelo Museu de Israel em Jerusalém.

O artefato raro foi recuperado de ladrões pela unidade antirroubo da Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI), e transferido para o Departamento de Arqueologia da Administração Civil na Judeia e Samaria para um estudo mais aprofundado.
De acordo com uma declaração de imprensa da AAI, a máscara é feita de calcário rosa amarelo e foi entalhada durante o Período Neolítico, há cerca de 9.000 anos.

"O design da máscara tem características faciais que são perfeitas e simétricas, até mesmo na forma de maçãs do rosto, um nariz impressionante e uma boca mostrando os dentes", disse Ronit Lupo, especialista da AAI.

Máscara de calcário de 9 mil anos recentemente recuperada pelas autoridades israelenses antirroubo - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2024
Máscara de calcário de 9 mil anos recentemente recuperada pelas autoridades israelenses antirroubo
Foram desenterradas apenas 16 máscaras de pedra deste período, muitas das quais descobertas na área sul do deserto do Monte Hebron-Jehuda. Em sua produção, todas elas compartilham traços e características semelhantes, sugerindo que pertencem ao mesmo grupo de cultura neolítica pré-cerâmica B (PPNB, na sigla em inglês), escreve o Heritage Daily.
"A descoberta da máscara confirma nossa suposição de que a área sul do Monte Hebron era um centro para a produção de máscaras de pedra e, aparentemente, também para a atividade religiosa no Neolítico pré-cerâmico."

Nenhum comentário:

Postar um comentário