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quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Caça leve russo Checkmate terá 100% de demanda no mercado internacional, diz chefe do serviço

 


O caça leve monomotor russo Checkmate terá 100% de demanda no mercado internacional, afirmou na quarta-feira (25) o chefe do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar, Dmitry Shugaev.

"Será um aparelho bem demandado", disse Dmitry Shugaev em transmissão do canal de televisão Zvezda.

Ele adicionou que a Rússia por muito tempo não tem participado de concursos para fornecimento de caças monomotores, uma vez que no país "houve certa pausa na criação de caças monomotores de nova geração".

"A aeronave terá demanda no estrangeiro, sei isso 100%", notou.

Conforme esclareceu depois à Sputnik, os concorrentes principais do caça Checkmate serão o americano F-35, o sueco JAS-39 Gripen, o sino-paquistanês JF-17 Thunder e o francês Rafale.

"Assumimos que o Checkmate pode ser demandado no Oriente Médio, na América Latina, no Sudeste Asiático e entre nossos parceiros da CEI [Comunidade dos Estados Independentes] e da OTSC [Organização do Tratado de Segurança Coletiva]", detalhou.

Checkmate é um novíssimo caça leve monomotor russo de quinta geração, cujo protótipo foi revelado ao público pela primeira vez neste mês de julho de 2021 no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021.

No avião promissor foram incorporadas soluções criadas para o caça de quinta geração Su-57, e o aparelho tem aparência semelhante, mas será mais leve de modo significativo devido à instalação de apenas um motor. O avião será fabricado com utilização da tecnologia stealth, receberá aviônica novíssima e a possibilidade de dirigir pequenos veículos não-tripulados.

'Para nós não há alvos invisíveis': radares russos conseguem detectar qualquer tipo de aviões

 


Caças dos EUA de 5ª geração F-22 Raptor e F-35 Lightning II podem ser detectados por radares russos, disse em entrevista à Sputnik Pavel Sozinov, projetista principal e vice-diretor-geral da empresa Almaz-Antey, que fabrica as melhores estações de defesa antiaérea e de radar na Rússia.

"Atualmente para nós não há alvos invisíveis. As aeronaves tripuladas em qualquer versão, sejam furtivas ou convencionais, tais como F-15, F-16, são todas perfeitamente detectadas por nossos radares, nossos sistemas antiaéreos fornecem uma proteção segura contra elas."

De acordo com ele, "apesar de alguma redução das zonas de detecção dos F-22 e F-35, é assegurado o funcionamento eficaz contra eles de nossos avançados sistemas de radar".

O projetista principal acrescentou que a tecnologia furtiva "tem como objetivo reduzir, em condições de interferência, as zonas de detecção dessas aeronaves e, consequentemente, suas zonas de impacto".

Parte receptora da estação de radar Konteiner
Parte receptora da estação de radar Konteiner

Sozinov notou que "a redução das possíveis zonas de impacto é compensada pelo aumento do potencial energético e pela proteção contra interferências de nossos sistemas modernos".

Em dezembro de 2020, a empresa RTI informou que nos últimos 12 meses os meios da estação de radar além do horizonte Konteiner detectaram "voos de caças de baixa visibilidade de países da OTAN".

'Aeroporto de Cabul é a ponta do iceberg', ex-vice-presidente explica causas da queda do governo

 


Amrullah Saleh, autoproclamado presidente interino do Afeganistão, afirmou em entrevista ao canal News 18 que a pressão de Washington sobre Cabul e a falta de informações atualizadas contribuíram para o colapso do governo de Ashraf Ghani.

"É bastante claro que os talibãs nunca estiveram sob pressão; eles estavam usando o Paquistão como base de apoio. Não estavam usando um refúgio, mas todo o Paquistão ao seu serviço", disse Saleh, ex-vice-presidente afegão.

Ele acrescentou que as tentativas dos EUA de "comprar" a cooperação paquistanesa não deram resultados, uma vez que, quanto mais pagavam, mais isso encorajava os paquistaneses a fornecerem mais serviços e ajuda aos talibãs. Desta forma, disse "a questão de um país nuclear patrocinar o terrorismo e insurgência contra aliados ocidentais no Afeganistão nunca foi abordada".

Saleh observou também que as conversações entre as partes afegãs em Doha, no Catar, de fato, "legitimaram os talibãs, que não permaneceram fiéis à sua palavra".

Segundo ex-vice-presidente afegão, uma razão do colapso do governo foi a pressão que era exercida pelos EUA sobre Cabul nos últimos dois anos.

Bandeiras do Paquistão e do Talibã na fronteira entre Paquistão e Afeganistão, 15 de agosto de 2021
© REUTERS / ABDUL KHALIQ ACHAKZAI
Bandeiras do Paquistão e do Talibã na fronteira entre Paquistão e Afeganistão, 15 de agosto de 2021

"A república tem estado sob enorme pressão de nossos aliados americanos nos últimos dois anos. Eles nos chantagearam e diziam: ou vocês libertam os prisioneiros ou reduziremos sua ajuda, incluindo a ajuda militar. Nós perguntávamos: vocês têm a certeza de que essas pessoas não acabarão na linha de frente? A resposta deles foi não, mas todos eles acabaram na linha de frente. Portanto, não se tratava de libertar prisioneiros, mas de dar ao Talibã uma unidade de combatentes altamente radicalizados", afirmou Saleh.

"O resultado final é que a OTAN se foi embora, o exército dos EUA se foi embora, mas o povo afegão ficou, eles não puderam ser evacuados. O aeroporto de Cabul é a ponta do iceberg. O país sucumbiu à tragédia e os grupos terroristas tomaram conta do Afeganistão",

O ex-vice-presidente afegão Amrullah Saleh se proclamou, em 17 de agosto, presidente interino do Afeganistão, e se juntou à Frente Nacional de Resistência, um grupo anti-Talibã baseado na província de Panjshir.