Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de março de 2020

Escândalo virtual no Amazonas: Prefeitura de Manaus faz contrato de R$ 19 milhões para serviço de comunicação digital com Durango Duarte



Manaus – A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), efetivou contrato para serviço de comunicação digital no valor global de R$ 19 milhões com a empresa Agência de Interatividade e Marketing Ltda., do empresário Durango Duarte. O extrato do contrato n°002/2020 foi publicado na edição de quarta-feira, 18, do Diário Oficial do Município (DOM). Confira o documento no final da matéria.




De acordo com as informações da publicação, o contrato terá vigência de 12 meses, a contar de 2 de março de 2020 a 1° de março de 2021, e o valor mensal está estimado em R$ 1,5 milhão. O despacho de homologação do contrato é assinado pela secretária de comunicação Kellen Cristina Veras Felisardo Lopes.

Conforme dados da dotação orçamentária, as despesas do contratos foram empenhadas sob o n° 2020NE00094, no valor de R$ 2 milhões, ficando o restando a ser empenhado durante a execução do contrato e consignado no orçamento deste e do próximo exercício.

O empresário Durango Duarte, dono a empresa Interatividade, disse à reportagem que o contrato passou por um processo licitatório transparente e os serviços são pré-definidos. “Isso é comunicação digital, e só serve para fazer a comunicação digital, tais como: produção de conteúdo digital, gestão, e não tem relacionamento com patrocínios de blogs e portais”, explicou o empresário.

Durango Duarte ressaltou que o contrato é extremamente vantajoso para o poder público, pois não existe honorários para impulsionamentos caso a prefeitura tenha que impulsionar algo nas plataformas do Google, Facebook ou Instagram.

Segundo o empresário, o papel do contrato é trazer a comunicação que a prefeitura usa na chamada “plataforma off”,que incluem as televisões, rádio e jornal, ou algo que está dentro de sites, para trazer para uma linguagem dos canais que a prefeitura usa.

“O recurso será aplicado para produção de vídeos, podcasts, fotografia, relatórios, gerenciamento de mídia e performance”, explicou o empresário.

Durango Duarte tem um histórico de transações com o poder público. Na administração do ex-governador e hoje senador Omar Aziz (PSD), ele foi gestor informal da comunicação. Era o responsável por despachar com o secretário de Fazenda, liberando os recursos destinados aos veículos de comunicação e agências de publicidade. Chegou a influenciar também na gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes, a partir de 2013.

O empresário surgiu para o mercado como dono do Instituto de Pesquisas Perspectiva, que funcionou a pleno vapor até 2014. Até ali, ele jactava-se de ser uma espécie de “bruxo das pesquisas”, mas naquele ano cometeu erros crassos nos levantamentos, o que o levou a abortar a empresa e cria a Pesquisa365, que durou apenas até 2018, sem muito sucesso. Desde o ano passado, passou a operar com a empresa Imarketing.

Em 2018 aventurou-se como marqueteiro do amigo Omar Aziz, colega de militância estudantil no PC do B, na década de 80. Não obteve sucesso. O candidato teve pífios 8% dos votos.
Atualmente, o empresário mantém o instituto de pesquisa, 5 blog e esta nova empresa, entre outros negócios. Costuma circular com desenvoltura nos bastidores da política amazonense, sempre oferecendo serviços nada baratos.

Conseguiu agora, no apagar das luzes da administração Arthur Neto – e talvez no momento mais inoportuno – seu mais vistoso contrato com a administração pública, oferecendo um serviço que a própria Secretaria Municipal de Comunicação diz no seu site que seus jornalistas faziam com competência.

Fonte:: portalcm7

Nenhum comentário:

Postar um comentário