Arqueólogos descobriram na cidade mexicana de Kanasín no estado de Iucatã, no meio de uma zona de construção de um parque industrial, ruínas de uma antiga cidade maia com edifícios do estilo palaciano, uma pirâmide e praças.
O sítio arqueológico, conhecido como Xiol, tem características de estilo arquitetônico maia Puuc.
"Acreditamos que mais de 4.000 pessoas viviam aqui", explica Carlos Peraza, um dos arqueólogos que dirigiu a escavação da cidade, citado pela Reuters. Estima-se que Xiol tenha sido habitada entre os anos 600 e 900 d.C.
Os sítios encontrados incluem uma construção de tipo palácio e duas praças, uma delas com uma pirâmide de dois corpos escalonados.
Xiol, uma imponente cidade maia em Iucatã com mais de 1.500 anos.
"Havia pessoas de diferentes classes sociais; sacerdotes, escribas, que viviam nestes grandes palácios, e também havia gente comum que vivia em pequenos edifícios", disse Peraza.
Durante as escavações também foram achados cerca de 15 enterros, na sua maioria de adultos, que foram sepultados com oferendas de vasos, colares, brincos e outros itens.
Além disso, na área foram descobertos restos de vida marinha, o que sugere que os habitantes da cidade completavam suas dietas, baseadas na agricultura, com pesca praticada na costa próxima.
- ..
- ILUSTRA Laz Muniz Segundo a astrologia, é a atual "era cósmica", regida por esse signo - que favorece a comunicação rápi...
- A menina que cresce hoje não deixa de ser delicada e romântica, apenas detesta limitações. A velha versão do conto de fadas jogava c...
- Exu Veludo é uma entidade forte , protetora e importante. Ela foi uma das entidades que me iniciou e sempre me protegeu. É um fiel...
- Mistérios do Candomblé e da Umbanda Todos sabemos bem que a Umbanda cultua eguns , mas sabemos que ha grande diferença entre um caboc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário