Pelo menos dois caças F-16A Viper da Força Aérea taiwanesa realizaram patrulhas armados com mísseis AGM-84 Harpoon em meio a tensões com a China, segundo mídia.
A decisão de armar tais caças com mísseis antinavio teria vindo após temores de iminentes exercícios militares chineses que simulariam a captura das ilhas Dongsha, administradas por Taiwan, no mar do Sul da China.
A notícia foi inicialmente publicada pelo jornal taiwanês Liberty Times Net, posteriormente fotos dos caças foram publicadas em uma rede social pelo jornalista de aviação Roy Choo.
Antes de um potencial exercício de tomada de ilhas pelo Exército chinês, supostamente representando as ilhas Pratas, a Força Aérea taiwanesa lançou dois caças F-16A da 5ª Ala de Caças Táticos em patrulha aérea de combate nesta manhã, ambos munidos com mísseis antinavio de lançamento aéreo AGM-84 Harpoon.
As aeronaves em questão estão estacionadas na Base Aérea de Hualien.
Segundo o portal The Drive, as aeronaves F-16 de Taiwan são vitais para sua defesa costeira.
Enquanto isso, os militares taiwaneses possuem uma porção de mísseis Harpoon antigos, assim como os mais novos Block II AGM-84L.
Já as aeronaves baseadas em Hualien são constantemente designadas para patrulhar e fazer missões de reconhecimento quando navios chineses cruzam o estreito de Taiwan.
Tensões
Desde o final da década de 40 e a instauração do governo comunista na China, Taiwan tem buscado sua independência do gigante asiático.
Apesar dos esforços de Taipé, Pequim não reconhece a soberania taiwanesa.
Desta forma, Taiwan teme a possibilidade de uma invasão chinesa com vias de exercer a soberania de Pequim no arquipélago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário