Neste domingo (24), o Comando Indo-Pacífico dos EUA (INDOPACOM, na sigla em inglês) anunciou que um porta-aviões dos EUA e navios de escolta entraram no mar do Sul da China para operações de rotina.
"O grupo do porta-aviões Theodore Roosevelt [TRCSG] entrou no mar do Sul da China no dia 23 de janeiro para conduzir operações de rotina. O TRCSG está em uma missão programada da 7ª Frota dos EUA para garantir a liberdade nos mares, construir parcerias que promovam a segurança marítima e conduzir uma ampla gama de operações", comunicou.
Taiwan, que Pequim considera como parte de seu território, recentemente acusou a China de invadir a zona de identificação de defesa aérea (ADIZ, na sigla em inglês) da ilha.
No sábado (23), o Departamento de Estado dos EUA afirmou que Washington estreitaria os laços com Taiwan e instaria a China a cessar as supostas pressões militares, diplomáticas e econômicas sobre Taiwan.
Os EUA, bem como diversos outros países, não reconhecem Taiwan como nação soberana e, oficialmente, aderem à política de "Uma só China". Contudo, Washington seguiu mantendo relações informais com a ilha mesmo após romper as relações diplomáticas com ela em 1979.
Taiwan e a China têm se acusado mutuamente de violar as respectivas zonas de identificação de defesa aérea, com Taipei relatando no início deste mês que havia registrado 380 "incursões" de aeronaves chinesas em sua ADIZ em 2020. A zona da China também se sobrepõe às da Coreia do Sul e do Japão, resultando em frequentes tensões entre os países asiáticos e seus aliados. A ADIZ de Taiwan foi estabelecida pelos militares dos EUA após a Segunda Guerra Mundial.
Pequim considera Taiwan uma província separatista e espera ver a ilha reintegrada à República Popular da China em algum momento no futuro. Taiwan, por sua vez, há muito governada por forças nacionalistas chinesas que fugiram para Taiwan após o fim da Guerra Civil da China em 1949, reivindica toda a China continental, a Mongólia, bem como territórios pertencentes à Rússia, Tajiquistão, Paquistão, Afeganistão, Japão, Índia, Butão e Birmânia.
- :...
- Uma mulher identificada como Rosineide Luiz da Silva, conhecida como Neide, sofreu um golpe de faca nas costas, em Mundo Novo -BA. O crime...
- Em Fortaleza, na última quarta-feira (14), informando que iria a um supermercado e não foi mais vista. ”Ela chegou da clínica onde fazia e...
- Um homem de identidade ignorada morreu após dar entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), na manhã desta terça-feira (19), após ...
- A blogueira Ygona Moura esteve entre os assuntos mais comentados das redes sociais após ser internad
Nenhum comentário:
Postar um comentário