O Irã planeja comprar armas russas de modo a garantir a segurança nacional e regional, afirmou Ali-Asghar Khaji, assistente sênior do ministro das Relações Exteriores iraniano, à Sputnik.
"Cooperamos militarmente com a Rússia. Quando as restrições foram levantadas, a Rússia se tornou um dos países dos quais podemos comprar armas, pelo que podemos cooperar com ela para proteger nosso território e para a segurança da região", afirmou Khaji.
O diplomata sublinhou que, enquanto o Irã não tinha o direito de obter armas devido às sanções impostas pelas Nações Unidas (ONU), os vizinhos de Teerã gastaram milhões de dólares em armamento, tornando a região em um armazém de armas.
No início desta semana, o embaixador russo no Irã, Levan Dzhagaryan, disse em uma entrevista à Sputnik que Moscou recebeu pedidos de equipamento de defesa por parte da República Islâmica, após o embargo de armas da ONU ter expirado em 18 de outubro de 2020.
O embargo de armas ao Irã expirou em conformidade com o acordo nuclear de 2015 que previa seu cancelamento cinco anos após a adoção do acordo. Isto deu a Teerã o direito de comprar e vender armas.
- ...
- Pelo menos 10 armas, 98 munições, porções de entorpecentes e celulares foram apreendidos em vários bairros do município de Feira de Santan...
- A professora substituta Amelia Ressler, de 30 anos, foi presa na sexta-feira (5/2) no condado de Carroll, no estado norte-americano de Mar...
- A Praça J. J. Seabra, no centro de Mairi-BA, estava cheia na tarde deste domingo, 14 de fevereiro de 2021. Pela manhã, poucos jovens saíra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário