Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Rússia revela mensagem de ordem de lançamento do sistema de mísseis Iskander

 


O texto contendo as instruções de lançamento do sistema russo Iskander foi revelado, segundo o jornal Rossiyskaya Gazeta.

"Iniciar preparação 1", a mensagem tem uma parte imperceptível que contém coordenadas dos alvos, bem como um conjunto de números e símbolos, segundo o jornal. 

Após o recebimento da mensagem, a contagem na cabine do sistema é iniciada e o código recebido é introduzido no computador de bordo.

"A seguir, o comandante pressiona o botão 'Regime', e em seguida a máquina atua automaticamente: gira os mísseis giroscópios, libera o suporte, rompe o teto, ergue o míssil e assim por diante", segundo os militares.

O processo de lançamento leva oito minutos, podendo o comandante abortar o lançamento no exato sétimo minuto. A um minuto do lançamento, no motor do míssil uma reação química é iniciada.



© SPUTNIK / STRINGER
Lançamento de míssil balístico do complexo tático-operacional Iskander-M no polígono Kapustin Yar, na região russa de Astrakhan (foto de arquivo)

O sistema de mísseis Iskander foi concebido ainda no contexto da Guerra Fria por engenheiros soviéticos, quando o desenvolvimento bélico representava grande parte das pesquisas russas em tecnologia. Em 1996, o sistema realizou seu primeiro lançamento.

O armamento é capaz de disparar mísseis contra instalações de defesa antiaérea e outras posições bem defendidas no campo de batalha em um raio de até 500 quilômetros de distância do ponto de lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário