Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de julho de 2021

MAKS 2021: Rússia revela protótipo de seu mais novo caça leve Checkmate (FOTO, VÍDEO)

 


Nesta terça-feira (20), o mais novo caça leve do país, o LTS Sukhoi ou Checkmate, foi primeiro apresentado ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a abertura do Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021.

O protótipo da aeronave foi projetado em um ano, usando supercomputador.

novo caça da Sukhoi pode contar com as versões monologar, bilugar ou não tripulada, segundo anúncio apresentado nesta terça-feira (20). "LTS Checkmate é um veículo de combate do futuro.
A base de uma plataforma [...] pode criar a versão não tripulada do veículo", disse Sergei Chemezov, dirigente da corporação Rostec, que fabrica o novo caça.

A nova aeronave terá uma carga útil máxima de 7,4 toneladas e será capaz de atingir uma velocidade de até Mach 2.

"A carga útil máxima é de 7.400 quilos, o teto operacional é de 16,5 quilômetros, a velocidade máxima é de Mach 1,8–2, a sobrecarga operacional máxima é de oito unidades", informou a empresa.

"O avião tático leve Checkmate pode portar [...] até cinco mísseis ar-ar de alcance diferente", explicou o chefe da Rostec.

Durante a apresentação foi revelado que o novo caça ainda contará com uma estação de radar com antenas de matriz ativa faseada, reconhecimento óptico e eletrônico circular, bem como comunicações de banda larga.

Segundo o dirigente da corporação Rostec, o caça pode agir em um grupo com drones e outras aeronaves tripuladas, conectados em um sistema único. Ele também disse que a base deste caça de quinta geração, no futuro, pode ser criado para outros veículos aéreos.

Protótipo de novíssimo caça leve LTS Sukhoi ou Checkmate apresentado no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, 20 de julho de 2021
© SPUTNIK / ALEKSEI MAISHEV
Protótipo de novíssimo caça leve LTS Sukhoi ou Checkmate apresentado no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, 20 de julho de 2021
Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, o caça estará pronto daqui a quatro anos. As entregas do novo caça russo Checkmate devem começar daqui a cinco anos. Segundo o ministro, entre os compradores potenciais estão a Índia, Vietnã e vários países africanos. Por sua vez, o chefe da Rostec, Serguei Chemezov, disse que o avião pode ser encomendado por países do Oriente Médio, Ásia-Pacífio e América Latina.

De acordo com Sergei Chemezov, dirigente da corporação Rostec, que fabrica o novo caça, este custará entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões. Chemezov também sublinhou que o Checkmate é dotado de um motor igual ao do caça de quinta geração Su-57. O avião pode receber o nome Su-75, disse vice-construtor do caça.

"Denominamos isso como a realização da arquitetura aberta, que permite tornar o avião em não tripulado ou bilugar sem realizar modificações", afirmou Putin.

Putin também afirmou que "algoritmos inteligentes baseados na inteligência artificial aliviam a carga dos pilotos com operações de rotina, e eles podem se concentrar nas tarefas principais".


Nenhum comentário:

Postar um comentário