De acordo com o Ministério da Defesa de Taiwan, nove aviões chineses, incluindo dois bombardeiros H-6 com capacidade nuclear, foram detectados neste domingo (21) voando a sul da ilha autogovernada, atravessando a Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ, na sigla em inglês) de Taiwan.
Os bombardeiros chineses entraram no canal de Bashi, que separa Taiwan das Filipinas, antes de retornar para a China continental, informou entidade militar taiwanesa, acrescentando que outros aviões foram vistos perto da ilha Pratas (Dongsha) no mar do Sul da China, que é controlada por Taipé.
A ilha desabitada de 2,8 km de comprimento está situada a menos de 250 km da costa da China continental, mas a mais de 430 km de Taiwan.
As tensões em torno de Taiwan têm vindo a aumentar nos últimos meses, enquanto as forças chinesas têm conduzido exercícios na região. Entretanto, a União Europeia (UE) e os EUA enviaram delegações a Taipé, o que causou preocupações em Pequim.
Na semana passada, o ministro australiano da Defesa, Peter Dutton, disse que, em caso de confronto com a China, a Austrália se juntará aos EUA na defesa de Taiwan.
"Seria inconcebível não apoiarmos os EUA em uma ação se os EUA optarem por tomar essa medida", afirmou Dutton.
- ...
- A secretaria de saúde de Ponto Novo, Kelly Duanny, comunicou oficialmente o 14° óbito por Covid-19 no município. Em vídeo a secretaria ...
- Egito: fortes tempestades 'convocam' escorpiões; cerca de 500 pessoas são picadas, ao menos 2 morremFoi relatado que centenas de pessoas no Egito foram picadas por escorpiões que saíram em meio a tempestades de granizo e chuvas fortes, al...
- A apresentadora Ana Paula Padrão, de 55 anos de idade, do Masterchef Brasil, usou seu Instagram, na noite desta sexta-feira (12), para fil...
Nenhum comentário:
Postar um comentário