A China iniciou a produção em massa de uma versão modernizada do primeiro caça furtivo do país, o J-20, que conquistou seu lugar como um caça de quinta geração.
De acordo com uma fonte militar ligada ao projeto, citada pelo jornal The South China Morning Post, uma cerimônia de inauguração do caça J-20B ocorreu na quarta-feira (8), contando com a presença do vice-presidente da Comissão Militar Central, general Zhang Youxia.
"A produção em massa do J-20B foi iniciada na quarta-feira [8]. Finalmente, tornou-se um caça furtivo completo, atendendo aos critérios originais [...]. Agora, ele está equipado com empuxo vetorial", afirmou a fonte.
Além disso, engenheiros chineses estão desenvolvendo motores WS-15 com turbocompressor de alto impulso para o caça furtivo.
"O motor chinês projetado para os J-20 ainda não cumpriu os requisitos, mas seu desenvolvimento está progredindo e pode estar pronto nos próximos dois anos [...] O objetivo é equipar os caças J-20B com motores nacionais", ressaltou a fonte.
© AP PHOTO / LI GANG/XINHUA
Caça furtivo J-20 voa durante a Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China (foto de arquivo)
A fonte ainda afirma que a Corporação Aeroespacial Chengdu, que fabrica os caças J-20, havia recebido "pedidos em massa" do Exército de Libertação Popular da China.
O primeiro lote do primeiro caça pesado chinês, J-20 de quinta geração, também chamado de Dragão Poderoso, entrou em serviço no início de 2017 e revolucionou consideravelmente as capacidades do país asiático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário