O primeiro lançamento do foguete portador Alpha, realizado ontem (2) pela empresa espacial privada norte-americana Firefly Aerospace, terminou em fracasso após o aparelho explodir dois minutos e meio depois da decolagem.
O foguete Alpha decolou do Complexo de Lançamento Espacial 2 localizado na base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, às 21h59 locais (22h59 em Brasília), escreve portal Space News.
A primeira tentativa de lançamento, às 21h00 locais, foi abortada nos últimos segundos da contagem regressiva por razões técnicas não especificadas. No entanto, os controladores de lançamento reiniciaram a contagem para a segunda tentativa.
Tudo parecia estar correndo bem nos primeiros dois minutos e meio do voo, mas, logo a seguir, o foguete de dois estágios de 29 metros de altura teve um problema começou a cair, acabando por explodir criando uma bola de fogo no céu da Califórnia.
"O Alpha sofreu uma anomalia durante a primeira etapa de ascensão, que resultou na perda do veículo. À medida que coletamos mais informações, serão fornecidos detalhes adicionais", informaram representantes da companhia através de sua conta do Twitter.
O foguete Alpha transportava cerca de 92 kg de carga. O plano consistia em levar este equipamento para uma órbita de 300 quilômetros de altitude, de acordo com o portal The Everyday Astronaut.
- ...
- Países ao redor do mundo vacinaram suas populações contra o novo coronavírus, mas algumas mutações do vírus posteriores foram capazes de c...
- Após presidente convocar apoiadores para um ato em apoio ao seu governo e impulsionar uma escalada de tensões com STF, ex-presidente do Su...
- Moradores do bairro do Arroz em Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina-BA, bem como moradores de diferentes localidades da cidad...
Nenhum comentário:
Postar um comentário