Total de visualizações de página

sábado, 22 de fevereiro de 2020

FOTOS revelam degelo da Antártica durante calor recorde



Imagens tiradas pela NASA durante fevereiro mostram derretimento da capa de gelo da Antártica enquanto temperatura recorde atinge 18,3 °C na região.

No último dia 6, estações meteorológicas na Antártica marcaram temperaturas recorde. Termômetros da base Esperanza, no norte da península Antártica, registraram 18,3 °C naquele dia.
Conforme publicou o Observatório da Terra da NASA, o calor se assemelhou à temperatura da cidade americana de Los Angeles no mesmo dia.
Para entender melhor as consequências da alta temperatura, duas fotos foram feitas pelo satélite Landsat 8 da NASA.
A primeira, como é mostrado abaixo, foi tirada no último dia 4, e mostra o ilhéu de Águila coberto por uma capa de gelo.

Foto de satélite da NASA mostra cobertura de gelo na Antártica em 4 de fevereiro de 2020
Já no dia 13, outra imagem mostra o mesmo local com mudanças visíveis. A cobertura de gelo da ilha derreteu parcialmente.

Derretimento da Antártica vista a partir de satélite da NASA em 13 de fevereiro de 2020
Sabe-se que a capa de neve perdeu um total de 106 milímetros entre os dias 6 e 11 de fevereiro.
"Eu [nunca] tinha visto o derretimento de gelo da Antártica acontecendo tão rapidamente", declarou o glaciólogo Mauri Pelto, do Nichols College, Estados Unidos, citado no site da agência espacial.

Verão quente

Se por um lado o mês de fevereiro é verão no hemisfério sul, o rápido degelo da região seria um fato anormal.
"Você vê esse tipo de derretimento [de gelo] no Alasca ou na Groenlândia, mas não comumente na Antártica", acrescentou Pelto.
Este calor também não era típico da Antártica até o século XXI, mas se tornou mais frequente atualmente, segundo o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário