Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Rússia rejeita 'Acordo do Século' e pede multilateralismo para impasse palestino-israelense



A Rússia apoia a proposta da Liga Árabe sobre o início de negociações multilaterais sobre a resolução do conflito palestino-israelense, informou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

"Expressamos apoio às decisões tomadas no início de fevereiro no Cairo, na sessão da Liga dos Estados Árabes, onde a proposta de avançar para o processo de negociação multilateral sob a égide internacional foi registrada, estamos prontos para este trabalho", disse Lavrov disse após se reunir em Moscou com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman al Safadi.
O ministro russo enfatizou que a Rússia e a Jordânia têm uma abordagem comum à questão do conflito palestino-israelense, afirmando que os dois países estão comprometidos com a estrutura do direito internacional para resolver esse conflito, incluindo as resoluções da ONU e a Iniciativa de Paz árabe
"Durante nossas negociações, destacamos que as tentativas de superar o conflito com base na política de fatos completos, por meio de medidas unilaterais, a favor de uma das partes no conflito, são contraproducentes, o que é confirmado pela reação da maioria dos países ao chamado 'Acordo do Aéculo' proposto por nossos colegas americanos", disse Lavrov.
Em 28 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, apresentou o chamado "Acordo do Aéculo" para a solução do conflito palestino-israelense ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Antes mesmo de ser apresentada, a proposta foi rejeitada pelos palestinos e pela grande maioria da comunidade árabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário