Total de visualizações de página

sábado, 7 de março de 2020

Defesa turca: não há violações de cessar-fogo desde que acordo entrou em vigor em Idlib



A Turquia não registrou violações do cessar-fogo na zona de desescalada de Idlib depois de um novo acordo ter entrado em vigor, disse neste sábado (7) o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar.

"Desde que o acordo de cessar-fogo em Idlib entrou em vigor, não houve casos de violação do mesmo até agora. Estamos acompanhando de perto a situação e em caso de ataques aos nossos postos de observação responderemos imediatamente", disse Akar, citado pela agência noticiosa turca Anadolu.
O ministro turco acrescentou que a delegação russa visitará Ancara na próxima semana para discutir patrulhas conjuntas na zona de desescalada de Idlib.
"No âmbito do acordo alcançado em Moscou, começando a partir de 15 de março, vamos iniciar patrulhas conjuntas em Idlib. Começamos a discutir as condições para a criação de um corredor de segurança ao longo da rodovia M4. Para isso, a delegação russa virá a Ancara na próxima semana", comentou Akar à emissora turca NTV.

Plano de desescalada de tensões na Síria

O presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, negociaram na quinta-feira (5) um cessar-fogo na província síria de Idlib, após uma reunião de seis horas em Moscou.
As partes também concordaram em criar um corredor de segurança de seis quilômetros ao norte e ao sul da rodovia M4 na Síria, que liga as províncias de Latakia e Aleppo.
Em setembro de 2018, Putin e Erdogan realizaram conversações em Sochi dedicadas especificamente à zona de desescalada de Idlib. Eles concordaram em criar uma zona tampão desmilitarizada na província, o que significa que todo o armamento pesado operado por grupos rebeldes seria retirado e os militantes radicais deixariam a zona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário